Sequências recursivas e não recursivas
3 de março de 2023Exercícios Radiciação
16 de maio de 2023
(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
Percentuais Sucessivos
Diferente da porcentagem simples, a aplicação de percentuais sucessivos é responsável por gerar aumentos ou descontos não sobre o valor do capital inicial, mas sim do valor anterior a aplicação deste percentual.
Como por exemplo, em um País onde a inflação é muito alta, recorrentemente os comerciantes reajustam os valores dos seus produtos aplicando taxas percentuais. Mas esse valor não é sobre o valor inicial, e sim, sobre o último valor.
Uma ilustração que podemos fazer é de um produto que custava 100reais e sobre ele foi aplicado um reajuste de 10%, e assim passou a custar 110reais. Depois de um tempo esse produto vai ser novamente reajustado em 30%. Observe que os 30% agora incidem não mais sobre os 100reais, e sim, sobre os 110reais. Passando agora para 143reais
Este assunto é a base para entender mais adiante o conceito de Juros compostos.
Aumento Sucessivo
Aumento sucessivo são os aumentos que ocorrem sobre o último valor aferido.
Por exemplo, um produto de 100reais que teve um reajuste de 10%, passa para 110reais. Depois um novo reajuste de 30% sobre os 110reais acarreta em um valor de 143reais. A soma dos dois aumentos (10%+30%) é superior a 40%.
Desconto Sucessivo
Diferente do aumento sucessivo, o desconto sucessivo é o desconto que é dado sobre o valor final aferido.
Por exemplo, sobre os 100reais iniciais, foi concedido um desconto de 10% gerando um valor de 90reais. E sobre este valor (90reais), mais 20%. Observe que os novos 20% de descontos são sobre os 90reais, o que gera um resultado de 72reais. A soma dos dois descontos (10%+20%) não totaliza 30%.
Continua depois da publicidade
Exercícios
ENEM – exercícios
REsolução
ENEM – Exercício
Resolução
Continua depois da publicidade