Valor numérico de expressões algébricas
9 de fevereiro de 2023Retas Numéricas
13 de fevereiro de 2023
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Plano Cartesiano
O plano cartesiano é composto por duas retas numéricas perpendiculares (formando um ângulo de 90º entre si) e com apenas um ponto em comum (origem). A origem é o ponto zero (0) de ambas as retas.
Coordenadas
Uma coordenada é a posição do ponto P no plano cartesiano. Como por exemplo, os pontos a seguir representam as seguintes coordenadas: ; ; ; e .
Gráfico de uma equação do 1º grau
Com os valores de (abscissas) e (ordenadas) conhecidos, é possível localizá-los no plano cartesiano. E se estes forem resultados de uma expressão algébrica, como uma equação do 1º grau, traçar a reta correspondente.
Essas coordenadas (pontos) podem estar na forma de tabelas, ou então, serem encontrando atribuindo valores para uma das variáveis. Como por exemplo na expressão .
Neste caso vamos isolar a variável e atribuir valores para .
Com os valores de e conhecidos para o intervalo desejado, agora basta identificar estes pontos no plano cartesiano e traçar a reta unindo estes. Esta reta será a representação gráfica da equação do 1º grau.
Exercícios
ENEM – exercícios
REsolução
ENEM – Exercício
Resolução
Continua depois da publicidade
1 Comment
[…] duas ou mais variáveis. Já um sistemas de equações polinomiais de 1º grau é formado por duas equações de 1º grau com duas diferentes incógnitas cada uma. Um sistema de equações do 1º grau é representado da […]