StarShip pousa sem explodir e Marte fica mais próximo
25 de maio de 2021O que é e como se proteger do Cyberstalking (Stalking)
25 de maio de 2021WhatsApp Pay – será que ainda vale a pena aderir? Como funciona?
Em agosto de 2020 o Facebook, dono do WhatsApp, tentou emplacar no Brasil o WhatsApp Pay. O sistema de pagamento e transferência de dinheiro utilizando o mensageiro como meio. No entanto, naquele momento acabou sendo bloqueado pelo Banco Central. De tal forma que teve que esperar a entrada em funcionamento do PIX e também fazer alguns ajustes.
Naquele momento o Banco Central entendeu que não haveria concorrência e assim, o facebook acabaria monopolizando este mercado. Uma vez que não haveria concorrência. Mas agora com o PIX passou a ser apenas mais um a oferecer o serviço.
Para alegria de alguns, e receio por outros, enfim o serviço foi autorizado no final de março. E assim, aos poucos o aplicativo dos mais de 120 milhões de usuários Brasileiros começaram a ser atualizados com a disponibilização do novo serviço. Como é algo muito recente, do último dia 04 de maio de 2021, até agora um grupo bem limitado recebeu essa nova versão. Portanto, ao longos dos próximos dias os demais usuários também deverão ter seu aplicativo atualizado.
O Brasil será o segundo país a ter esse serviço. Hoje já presente na Índia.
Como vai funcionar WhatsApp Pay
Antes de mais nada, o WhatsApp Pay não será uma carteira digital, e muito menos uma Fintech. Apenas irá intermediar a transferência de recursos de um usuário para outro por meio do mensageiro. Assim, ainda será necessário que o utilizador ter um cartão de débito ou pré-pago das bandeiras VISA ou MASTERCARD.
Para aqueles que já tiverem a função liberada, o envio de dinheiro ocorrerá pelo seguinte passo:
- Clique sobre o “clipe”, e lá além das opções de enviar foto, documento, etc. Também terá a opção pagamento.
- Defina o valor a ser envido.
- Se for a primeira transação, será necessário cadastrar um novo cartão de débito ou pré-pago.
- Antes, porém, será necessário aceitar os termos do serviço.
- Em seguida, vai ser preciso criar um PIN com 6 dígitos (que será a senha para as futuras transações) e confirmar ela na tela seguinte.
- Depois, inserir seus dados pessoais.
- Dados do cartão de débito ou pré-pago.
- Escolher um meio para receber o código de confirmação do cartão.
- Confirmar o cartão.
E pronto, já poderá enviar o valor escolhido para o destinatário. O qual, terá que também fazer os mesmos passos para poder receber o dinheiro.
Na imagem a seguir é possível ver um print das principais telas citadas nos passos anteriores.
Quais Bancos aderiram ao serviço
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- Itaú: Mastercard
- Mercado Pago: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
WhatsApp Pay ainda vale a pena?
Na minha opinião não mais. Não da forma que ele foi autorizado. Já que é necessário ter um cartão para poder utilizá-lo, significa que a pessoa já é correntista de um banco ou uma Fintech. E para estas pessoas que já tem contas em instituições bancárias oficiais, agora com a entrada em operação do PIX, não valerá mais. Já que pessoas físicas conseguem transferir qualquer valor entre si, 24/7 e ainda de graça por enquanto.
E ainda, como essas transferências só podem ser feita entre pessoas físicas, também acabam limitando bastante o serviço.
Ou seja, na forma que o serviço foi disponibilizado hoje, ele acaba sendo muito pouco atrativo. Sobretudo para quem já tem as chaves PIX cadastradas.
Limites de Transferência
As transferências estarão limitadas ao envio de até R5.000 por mês. E cada banco poderá ainda, impor outros limites menores, se assim entender.
Cuidado com os Golpes que virão com o WhatsApp Pay
Como todo o serviço que envolve dinheiro, ou mesmo o mensageiro instantâneo, é certo que muito em breve golpes começaram a ser aplicados se passando pelo serviço. Assim, não custa nada reforçar algumas boas práticas:
- NÃO será necessário baixar nenhum programa extra, pois tudo ocorrerá pelo aplicativo já instalado hoje no Smartphone.
- Se receber alguma mensagem, SMS, ou qualquer link te convidando para atualizar o aplicativo, NÃO CLIQUE. Só atualize o aplicativo do WhatsApp nas lojas oficiais. Sejam elas da Apple ou Android.
- Se receber alguma mensagem dizendo que recebeu dinheiro de algum estranho sem pedir. IGNORE e BLOQUEIE o remetente. É bem provável que também seja golpe.
- E JAMAIS compartilhe os códigos de 6 dígitos recebidos por SMS. Sejam com qual argumento forem.
São muitas as formas que os estelionatários usam para tentar clonar (roubar mesmo) o número do WhatsApp de pessoas de bem. Bem como tentar extorquir ou roubar dinheiro pelos meios digitais. A seguir vou deixar a indicação de alguns vídeos que abordo algumas práticas comuns, bem com aumentar sua proteção.
- CUIDADO para não ter seu WhatsApp clonado – https://youtu.be/ADh1QHFRmFc
- ATENÇÃO: golpes pelo Direct do Instagram – https://youtu.be/xhvhodVfmMs
- ATENÇÃO: não cadastre essas chaves no PIX – https://youtu.be/0H1Y80AMJLQ
- Como ativar a Confirmação em 2 etapas no Whatsapp – https://youtu.be/TA23zYonfYc
Tutorial
Para quem preferir, preparei um vídeo mais detalhado sobre o WhatsApp Pay. O vídeo está disponível no YouTube em: https://youtu.be/Tz3cs_B2J1I
{{CODE_G1}}
{{CODE_G4}}
Assista também:
Cuidado para não ter seu WhatsApp Clonado:
Aprenda a ativar a Confirmação em duas Etapas no WhatsApp
{{CODE_TV}}
{{CODE_HS}}