Indiscutivelmente há três bilionários disputando para ver quem será o primeiro. O número 1, quando o assunto é exploração e turismo espacial. Além é claro, da possível colonização da nossa Lua e de Marte. São eles: Elon Musk da SpaceX. Jeff Bezos da Blue Origin (CEO da Amazon). E Richard Branson da Virgin Galactic.
Nesta corrida quando o assunto é desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de transporte e exploração espacial, sem dúvida Elon Musk já saiu na frente com a SpaceX. Além de de contratos bilionários com a própria NASA, a SpaceX há muito já utiliza seus foguetes para colocar seus próprios satélites. E assim, com quase 1.800 satélites em órbita está a poucos meses de iniciar o fornecimento de internet via satélite para todo planeta com a Starlink.
Mas há um feito que até então nenhum deles atingiu até agora. Que é voar nos seus próprios foguetes. Embora já haja agenda para tal.
Jeff Bezos tomou a dianteira e anunciou que será um dos passageiros no primeiro voo tripulado da sua empresa, a Blue Origin. O lançamento está previsto para 20 de Julho de 2021 a bordo do foguete New Shepard da própria Blue Origin. Será em Van Horn, Texas. Inclusive um dos assentos livres nesta viagem de aproximadamente 11 minutos foi leiloado por US$28 milhões de dólares.
Essa viagem tornaria Bezos o primeiro dos três a fazer um turismo espacial a bordo da própria espaçonave.
Mas se depender de Richard Brason ele não entrará para a história deste modo. Pois Branson planeja tirar o brilho do seu concorrente. Isso porque ele pretende pegar carona no próximo voo da sua empresa, a Virgin Galactic que será agora dia 11 de Julho. Ou seja, poucos dias antes do seu rival.
Não estava nos planos do bilionário de 70 anos fazer essa viagem a bordo do avião espacial VSS Unity da Virgin Galactic. Mas mudou de ideia e agora será um “astronauta privado” ao lado de quatro especialistas em missões e dois pilotos. A capacidade do voo é para transportar até 6 passageiros e 2 pilotos.
A missão Unity 22 será o quarto voo tripulado da Virgin Galactic e o primeiro a transportar uma tripulação completa. O VSS Unity, um avião espacial, é lançado do porta aviões no ar e ascende até à borda do espaço para dar aos passageiros a sensação de ausência de peso e ver a terra lá de cima. E então retorna para a terra.
Para os desavisados essa corrida maluca para ver quem será o primeiro pode parecer coisa de bilionário excêntrico. Mas na verdade tem um propósito econômico muito maior. Ambos, Elon Musk, Richard Branson e Jeff Bezos, agem como verdadeiros garotos propagandas de suas empresas. E tudo que resolvem fazer vira notícia. Chamam a atenção para si.
E neste sentido há um interesse em um mercado ainda inexplorado, que é o de turismo espacial. Só a Virgin Galactic já tem mais de 600 reservas pelo valor aproximado de US$250.000 dólares cada. Uma verdadeira mina de ouro. Isso claro, sem contar os interesses bilionários que estão envolvidos com futuros contratos governamentais. Tais como a SpaceX já tem.
Além disso, o próprio Branson pelo twitter já adiantou “Quando voltarmos, vou anunciar algo muito emocionante para dar a mais pessoas a chance de se tornarem astronautas, porque o espaço pertence a todos nós”. Essa declaração acompanha outra autorização inédita. Pois na semana passada a Federal Aviation Administration (FAA) concedeu à Virgin Galactic aprovação para voar com clientes espaciais como um ajuste à licença de operador de transporte espacial comercial da empresa,
Seja como for, nossa geração terá a possibilidade de fazer esses voos para à borda do espaço. Pode até sair caro, mas estarão disponíveis muito antes do que possamos imaginar.
https://www.theverge.com/2021/7/1/22559964/richard-branson-space-before-jeff-bezos-virgin-galactic
{{CODE_G3}
1 Comment
[…] excêntrico, na verdade carregam um peso de marketing muito forte. Pois como escrevei no posto “Richard Branson x Jeff Bezos. Quem ganhará?”, ambas as empresas se preparam para o início da exploração de uma nova modalidade de turismo. O […]