#34 – Sim, é Verdade! Mas qual face da verdade?
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13 de abril de 2021
Muito têm se discutido. Mas efetivamente, pouco se vê na construção de uma educação informatizada de verdade. Ações como observado nesta semana em Fortaleza – CE são verdadeiras exceções. Mesmo assim, tem que se considerar que o que fizeram é apenas uma parte do processo.
Mas o que Fortaleza fez de diferente, você leitor, deve estar se perguntando.
É que nesta semana a prefeitura de lá começou a distribuição de 21,5 mil tablets e mais 242 mil chips de internet com franquia de 20GB cada um. Além de kits pedagógicos.
Os tablets serão distribuídos para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do última etapa dada Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um investimento na casa dos R30 milhões. Já os kits pedagógicos, são compostos de canetas, cadernos, e outros itens de acordo com a fase escolar.
O que é necessário para uma educação informatizada plenamente?
Num primeiro momento o investimento pode parecer vultuoso, mas, se considerarmos que estamos vivendo um segundo ano de exceção na educação Brasileira, este é o mínimo que já deveria ter sido feito e ainda, copiado por todos. Incluindo as demais Prefeituras, Estados e União.
Mas é importante destacar que não apenas de equipamentos de informática e conexão com à internet é feita uma aula online. Aula híbrida. Ou mesmo, uma aula presencial – digital. É necessário, sobretudo, que haja uma mudança na forma de pensar de todos os envolvidos. Aqui incluem-se famílias, comunidade escolar e claro, os próprios alunos. Mudança de cultura, e também formação, é claro.
E neste campo, o que efetivamente as redes públicas estão fazendo? É isso que devemos nos perguntar. E também, cobrar de nossos gestores.
Aqui em Tubarão, sabemos das iniciativas da Fundação Municipal para a formação dos professores. E nas outras cidades? Também estão ocorrendo?
E nas famílias, está havendo a mesma movimentação? De ajudar as crianças a estudarem utilizando os meios informatizados?
Não basta apenas cobrar, é necessário participar.
Neste sentido, vou indicar pelo menos três vídeos que publiquei recentemente que apresentam plataformas / aplicativos voltados ao estudo. Muito dinâmicos e indicados para várias etapas da aprendizagem. E ainda, que podem ser explorados tanto pelas escolas / professores, quanto pelas famílias. São eles:
Dicas de Aplicativos / Plataformas
Graphogame APP para apoiar a alfabetização das crianças – https://youtu.be/RkPHJCS5iE4
Graphogame é um aplicativo Gratuito e livre de propagandas, que foi disponibilizado pelo MEC e visa auxiliar a alfabetização das crianças. É baseado numa gamificação em que associa os fonemas com as respectivas letras. Desenvolvido e já utilizado na Finlândia e outros países europeus há mais de 10 anos.
iPhones: https://apps.apple.com/br/app/graphogame-brasil/id1540637587
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.graphogame.gg_brazil_free&hl=pt_BR&gl=US
>> GraphoGame: Ensine seu filho a ler enquanto joga <<
Ensinando programação para uma criança – https://youtu.be/jgUltdH-BoQ
A plataforma Code.org, também gratuita, busca ensinar lógica de programação por meio de atividades lúdicas para criança a partir dos 4 anos de idade até jovens de 18 anos . Inclusive, disponibiliza atividades que podem ser realizadas de forma “off-line”.
https://studio.code.org/courses
Crie uma super aula online – Tutorial prático – https://youtu.be/AIl-drVe1VQ
Por fim, neste vídeo trago um tutorial completo para a utilização da plataforma Nearpod, a qual pode ser utilizada tanto para aulas síncronas, quando assíncronas. Atividades presenciais online quanto atividades off-line. E o mais importante, no plano gratuito estão disponíveis os principais recursos necessários para a preparação dessas aulas para uma educação informatizada.
Além destas dicas, tenho outros vídeos com tutoriais e apresentação de ferramentas para uma educação mais informatizada. Se tiver interesse, estão disponíveis em https://youtube.com.br/fernandopitt
Equipamentos, conexão à internet, ferramentas e aplicativos, e principalmente mudança de cultura. Esses são os ingredientes principais para transformar a forma de ensinar e aprender. De alcançar uma educação informatizada de verdade. Mas, isso como já afirmei em diversos textos publicados aqui neste espaço, depende de todos. Estado, família, comunidade escolar e comunidade em geral.
E você, está fazendo sua parte? Quanto tempo do seu dia / semana é dedicado para aprender coisas novas?
Texto publicado originalmente no Portal Notisul em www.notisul.com.br
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