Cabo submarino conecta Brasil à Europa
2 de junho de 20216 Novidades no WhatsApp
7 de junho de 2021Há 6 anos o Google Fotos vinha “salvando” bilhões de fotos todos os dias. Isso porque ele permitia o backup ilimitado (imagens com até 16 MP ou vídeos em até 1080p) sem consumir a sua quantidade gratuita de espaço na nuvem. Mas infelizmente desde 1º de Junho de 2021 essa gratuidade acabou. Todas as fotos já enviadas deverão lá permanecer ainda sem ocupar espaço do seu Drive. Mas, as novas imagens já não terão mais a mesma sorte.
E por que isso? Simples, por uma questão de economia. Pois segundo o Google, já são mais de 4 trilhões de fotos armazenadas e toda semana são enviada mais 28 bilhões. E como o backup faz o upload de todas as fotos do celular, muito provavelmente muitos dos itens enviados são selfies e fotos de baixa qualidade. São mais de 4,3 milhões de GB são enviados diariamente ao Gmail, Drive e Fotos.
E agora, o que fazer com o fim do Google Fotos?
Se você é uma pessoa que assim como eu tem milhares de fotos no Google fotos, deve estar se perguntando. “E agora, o que fazer? Quais as alternativas?”.
Primeiro é preciso saber o quando está sendo consumido pelos serviços Google. Drive, email, fotos, e outros. Para isso, acesse o link https://photos.google.com/quotamanagement
1. Utilizar o armazenamento grátis
Uma alternativa é deixar como está e utilizar o armazenamento grátis da sua conta Google. Mas, é bom lembrar que ele é de tão somente 15 GB. Para mim por exemplo não servirá. Pois, tenho mais de 45.000 fotos e vídeos que consomem algo em torno de 300 GB.
2. Criar muitas contas com armazenamento grátis
Outra opção é criar diversas contas grátis e utilizar todo o armazenamento delas. Porém, neste caso não funcionará a sincronização automática. Será necessário escolher individualmente cada foto e em qual local será feito seu backup.
{{CODE_G2}}
3. Comprar armazenamento
Se você deseja manter a praticidade do backup automático do Google Fotos, outra alternativa é a compra de mais espaço. Os planos disponíveis começam em R1049,99 por mês para o plano de 30 TB.
Confira os planos e as condições de contratação em: https://one.google.com/about?hl=pt_BR
4. Alternativas Pagas
Existem outras alternativas ao Google Fotos, mas todas com condições iguais ou inferiores.
Uma delas é o Flickr. Porém, ele limita a 1.000 fotos ou vídeos HD no plano gratuito. Outra alternativa é o Dropbox Basic, o qual oferece até 2 GB gratuitamente. Ou, planos a partir de 2TB com pagamentos anuais de US 3,50
* Alguns serviços oferecem planos intermediários. Planos familiares. Valores diferenciados para pagamento anual.
5. Alternativas Gratuitas
Além dos serviços mais conhecidos, também há outros aplicativos / plataformas que oferecem planos grátis com maior capacidade de armazenamento. Dentre eles destaco os seguintes:
- box.com: Neste site / APP além dos planos pagos, há disponível um plano individual grátis com até 10 GB de armazenamento (Planos: https://www.box.com/pricing/individual, Inscrição no plano grátis: https://account.box.com/signup/personal?tc=annual.
- deego.com: O serviço Deego é mais generoso no plano gratuito. Nele o usuário começa com 100 GB e pode chegar até 500 GB com bônus de indicação de novos usuários. https://cloud.degoo.com/drive-m1settfqd8dh
- Terabox.com (antigo dubox): Nesta plataforma o plano gratuito libera nada menos do que 1TB de armazenamento. https://www.terabox.com/
- Telegram: E por fim, uma outra alternativa nada prática é o Telegram. No qual você pode criar uma conversa consigo mesmo e enviar fotos e vídeos para essa conversa. Os quais ficarão armazenado nos servidores do mesnageiro.
Melhor alternativa
Não existe uma alternativa melhor do que o Google Fotos oferece no momento. Embora existam outros serviços até mais acessíveis, como os destacados acima, nem sempre é aconselhável utilizá-los. Uma vez que não há garantia de integridade e privacidade das imagens enviadas para eles. É uma questão de escolha pessoa e também do tipo de arquivo que será armazenado nestes servidores.
Se você tiver um local seguro para armazenar, em algumas situações também é possível avaliar a compra de um ou mais HDs externos para esse backup. Apesar de não ser aconselhável devido a segurança.
{{CODE_G1}}
{{CODE_G3}}