O ENEM 2020 se aproxima e as aulas presenciais continuam suspensas há quase 8 meses. Enquanto ao que tudo parece devem retornar em outubro, porém com o rodízio de estudantes e possivelmente com a implementação do ensino híbrido em muitas redes. Embora neste período a maioria das escolas tenham conseguido manter o ensino por meio das plataforma digitais e aulas online, nem todos estudantes conseguiram participar efetivamente. Em outras palavras, será que foi o suficiente para a preparação para as provas do ENEM?
Em princípio o exame está confirmado para janeiro de 2021 e tem mais de 5,783 milhões de inscritos. 60% são mulheres e quase 30% tem entre 21 e 30 anos.
Outro dado que chama atenção no ENEM 2020 é o percentual de alunos concluintes do ensino médio. Somente 24,1% dos inscritos estão no último e de fato serão prejudicados pela suspensão das aulas por conta da pandemia. Mais de 65% já concluíram os estudos em anos anteriores. Nesse sentido, outros quase 10% irão concluir somente nos próximos anos.
Até 2026 a previsão é que as provas sejam totalmente digitais. Para este ano, o exame será aplicado para quase 100.000 alunos via digital no projeto-piloto.
As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que até então eram aplicadas bi anualmente, a partir de 2021 serão anuais. E a nota dos 3 ano do ensino médio irão compor uma nota final que poderá ser utilizada como forma de ingresso na universidade. Ou seja, em vez de fazer uma prova ao final do 3º ano, a partir do próximo ano serão 3. Uma por ano.
Se você faz parte deste universo de inscritos que já concluiu o Ensino Médio ou está concluído, e o seu ENEM 2020 é para valer, ainda dá tempo para se preparar. Do mesmo modo que tenho trazido aqui para a coluna dicas de estudo online, aulas híbridas entre outras, hoje segue algumas formas de reforçar sua preparação para a prova. Por mais que as escolas estejam com restrições de funcionamento, ainda assim há as plataformas online preparadas para esse fim.
Para escrever uma boa redação é necessário além de muita leitura e conhecimento de mundo, também muito treino. Mas também que sejam corrigidas. E sem dúvida que seus erros sejam apontados para poder melhorar nas próximas. No site Redação online (https://redacaonline.com.br/) é possível comprar a partir de 5 correções por R$ 39,97 (aproximadamente R$8 por correção). Se comprar mais correções, o valor individual diminui.
E para quem precisa de dicas para a escrita, o youtube é uma excelente alternativa. Só para ilustrar, há canais com mais de 2,7 milhões de inscritos. Confira algumas sugestões:
Outra dica é um bate papo em Podcast com a professora Lucilene Gazapina em que o tema foi Redação para o ENEM 2020. Inclusive foi deixado algumas sugestões de temas críticos que podem ser pedidos na prova. Para ouvir basta procurar por classe.TECH no seu agregador de podcast e então baixar o episódio #16 – Redação com Lucilene Gazapina.
+ Podcast classe.TECH: #16 – Redação com Lucilene Gazapina
A matemática é outro grande “bicho papão” para grande parte dos estudantes. Além dos canais do youtube, também há plataformas online para aprender matemática e outras disciplinas.
Canais no youtube com dicas de redação:
Estes são apenas alguns exemplos de plataformas gratuitas e pagas disponíveis. Tanto para estudar para o ENEM 2020 quanto para outros vestibulares. Em tempo de pandemia em que as aulas devem ser remotas, a preparação para os exames também devem ser. Aproveite seu tempo online para aprender também.
É importante destacar que não apenas para a preparação para o ENEM 2020 podem ser aplicadas estas sugestões, mas também para as aulas híbridas. O professor pode e deve utilizar os milhares de canais no youtube com conteúdo educacional e também as plataformas de estudo online. A Khan Academy, por exemplo, tem uma seção especial só para o professor. E o melhor de tudo é que é gratuita.
Uma dica: Ao utilizar canais / vídeos do youtube, crie playlist para seus alunos. Além de distribuir conteúdo curado, também evita a dispersão deles “procurando” entre os intermináveis vídeos disponíveis.
Veja mais
5,8 milhões estão inscritos para fazer o Enem 2020 por MEC
Texto originalmente publicado no Portal Notisul em www.notisul.com.br