Imagem de Pete Linforth por Pixabay
No final de janeiro como noticiado aqui mesmo no Portal Notisul ( https://notisul.com.br/geral/vazamento-expoe-dados-de-220-milhoes-de-brasileiros/) mais de 223 milhões de CPFs e outros dados pessoais de brasileiros foram vazados. Observem que o total de dados vazados supera inclusive o total da população, pois houve o vazamento inclusive de pessoas já falecidas.
Os dados incluem muito mais do que só o CPF. Foto de rosto, endereço, telefone, score de crédito, renda. Há pacotes vazados que incluem inclusive escolaridade, benefícios do INSS, e muito mais. Ou seja, dá para dizer que praticamente todos os brasileiros tiveram de uma forma ou outra, seus dados comprometidos.
Como se só isso já não fosse o suficiente para preocupar as pessoas, tem ainda o fato de que essas informações podem ser utilizadas para fins maliciosos. Como a abertura de novas contas bancárias e inclusive o pedido de empréstimos. Assim, de uma hora para outra, um bom pagador poderá estar com o “nome sujo na praça” sem mesmo saber porque.
Aproveitando a onda de dúvidas e incertezas, muitos sites acabam surgindo com a promessa de verificar se seu CPF está entre os “vazados”. CUIDADO! Pois entre os confiáveis e reais, como irei demonstrar a seguir, há aqueles que surfam a onda e acabam coletando ainda mais informações suas.
Desta forma, só confie em sites que você conhece ou que estejam diretamente ligados ao Banco Central.
Para verificar se seus dados podem estar sendo utilizados por outros para abertura de contas ou até mesmo para fazer empréstimos, o Banco Central do Brasil disponibiliza um serviço de monitoramento. Novamente destaco, só acesse e informe seus dados em sites confiáveis, como esse.
1º Passo:
Acesse o site do Banco Central do Brasil (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato) – Registrato – Consulta gratuita a relatórios de chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas em banco e outros.
2ª Passo:
Escolha a opção de “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”, e em seguida escolha a forma de fazer seu credenciamento:
3º Passo:
Escolhendo fazer o credenciamento pelo celular, por exemplo, siga os passos a seguir.
O mesmo ocorrerá para quem optar por fazer o credenciamento pelo Internet Banking, Cerificado Digital, ou de outras. formas.
Uma vez com seu PIN gerado, o próprio sistema irá conduzir para concluir o credenciamento no site do Banco Central, e em seguida, cadastrar uma senha alfanumérica de 8 dígitos.
4ª Passo:
Como credenciamento concluído, volte para a página (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato) e clique em “Acessar o Registrado”:
Insira seu CPF e Senha, e então, faça as consultas necessárias:
5º Passo:
Emita os relatórios para consultar:
6º Passo:
Caso encontre divergências nas informações, como contas e empréstimos que não reconhece, entre em contato com o banco ou com o Banco Central (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/faleconosco)