China chega à lua com a Chang’e 5
4 de dezembro de 2020Definido: Aulas híbridas em 2021
11 de dezembro de 2020A China é a segunda nação a ter uma bandeira fixada em solo lunar. A primeira a fazê-lo foi os Estados Unidos em 1969 com Buzz Aldrin e Neil Armstrong, na missão Apollo 11. Embora seja apenas um ato simbólico, ele significa muito para a nova corrida espacial que está iniciando. E ainda, coloca a China entre poucos países com tecnologia para ir e voltar da Lua. Seja com astronautas ou apenas como material lunar.
Falando especificadamente sobre esta missão, ela foi lançada em 24 de novembro de 2020 e pousou a onda Chang´e 5 na lua em 1º de dezembro. O objetivo dela é recolher até 2kg de amostras de rocha e poeira e trazê-las de volta para a terra. O veículo espacial que levou a sonda Chang’e 5 pesa 8,2 toneladas e foi lançada da base de Wenchang no sul da China.
O pouso foi em Mons Rümker, um complexo vulcânico em uma região ainda não explorada pelas outras missões. A sonda ficará lá por alguns dias examinando e coletando os materiais, além de fazer medidas por meio de câmeras e sensores, espectrômetros e radares. A última missão similar foi há 44 anos atrás e foi feita pela extinta União Soviética. com a sonda Luna 24 e só recolheu 200 gramas na época.
E claro, a missão Chinesa de 2020 aproveitou também para fazer a fixação da bandeira Chinesa neste local. Isso não garante a posse desta região da Lua para a China, mas simboliza que ela também tem tecnologia para ir até lá.
Base Lunar e as viagens interplanetárias
O que antes era apenas histórias de ficção científica, a cada dia está mais próximo de se tornar realidade. Estamos falando de uma possível colonização lunar, ou pelo menos a construção de uma base permanente. Além do interesse de várias nações nesta empreitada, empresas privadas também anunciam seus planos para tal.
Muito além dos interesses científicos, uma colonização lunar poderá servir inclusive como entreposto para as futuras viagens à Marte, e quem sabe, até lugares mais distantes.
Outro destino possível? o Asteroide 16 Psique que fica há 370 milhões de quilômetros da terra, no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, já está na mira da agência espacial americana. Motivo? Sua composição metálica a base de ferro, níquel, e quem sabe até mesmo outros elementos mais raros e caros. Só para efeito de comparação, o valor de 16 Psique em termos monetários poderia valer até 70.000 vezes a economia mundial, pois seu valor econômico poderia ultrapassar os 10 mil quatrilhões de dólares.
E você o que pensa a respeito da nova corrida espacial? Faz sentido? Você aprova ou não essas iniciativas partirem da iniciativa privada? Deixe seu comentário.
Assista também no youtube em: https://youtu.be/iDb-qmjW9qM
Veja Mais:
https://en.wikipedia.org/wiki/16_Psyche
https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=16
Texto originalmente publicado no Portal Lerunica em www.lerunica.com.br e Portal49 em www.portal49.com.br