O que é e como se proteger do Cyberstalking (Stalking)
25 de maio de 2021WhatsApp libera recurso para acelerar áudio
25 de maio de 2021Muita gente acredita que os critérios de escolha para a construção de uma nova fábrica, por exemplo, se baseiam em incentivos governamentais e infraestrutura. E sim, esses são pontos de grande influência e claro, decisivos para a tomada da decisão. Mas não os únicos.
Pegando como exemplo a cidade de Tubarão, nossa Cidade Azul. Aqui a existência de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico forte e bem representada, um município com infraestrutura, e uma condição logística privilegiada, criam condições favoráveis para a atração de novos negócios.
Um exemplo disso é a nova fábrica da gigante Intelbras que está sendo construída às margens da Rodovia Ivane Fretta. Será uma instalação de 15 mil m2 cujas obras já iniciaram, conforme pode ser acompanhado pelo site da própria empresa, e deve ser inaugurada no final de 2021.
A Intelbras com mais de 44 anos de história, é uma empresa Catarinense que produz mensalmente mais de 150 mil produtos tecnológicos. E aqui em Tubarão, prevê a criação de cerca de 200 empregos diretos.
Perfil dos novos empregos
Como escrevi no primeiro parágrafo, infraestrutura e apoio governamental são importantes, mas não os únicos critérios para uma empresa como a Intelbras, e tantas outras do mesmo segmento, escolham um local em detrimento a outros. Muitas vezes são os outros fatores que acabam em alguns casos sendo os mais representativos. E quais são eles? Para não me alongar, vou destacar apenas uma destas outras necessidades, talvez a mais importante.
Em um mundo moderno em que reina a dicotomia de desemprego altíssimo combinado ao mesmo tempo com vagas não preenchidas, a disponibilidade de trabalhadores qualificados na região não pode ser negligenciada.
E neste ponto, mais uma vez a Cidade Azul se destaca. Com Universidades, como a UNISUL, escolas técnicas profissionalizantes, como o SENAC, Instituto Federal e CEDUP, é um terreno fértil tanto em profissionais já formados, quanto na possibilidade de capacitação de novos.
Assim, sei que já estarei “chovendo no molhado”, mas mais uma vez quero trazer uma provocação para que vocês Pais, Educadores e Estudantes.
Pais e Professores, o quanto vocês têm provocado seus filhos e alunos a aprenderem a aprender coisas novas? E vocês estudantes, tem se arriscado em novos terrenos?
E quais são essas áreas que todos devem saber, independente da carreira escolhida?
Lógica de programação, é uma delas. E vou além, se possível, até mesmo saber programar pequenas rotinas computacionais passam a ser essenciais para este novo profissional. Pois hoje, algumas geladeiras têm mais capacidade computacional do que a própria nave Apollo 11 (aquela que levou o homem à Lua).
E entre tantas outras competências exigidas dos novos profissionais, também destaco as competências sócio – emocionais, as chamadas Soft Skills. Ou seja, não apenas saber o que e como fazer, mas também, porque fazer. E o mais importante, saber se comportar neste cenário de rápidas, constantes e fortes transformações.
Aqui faço um alerta. Mesmo profissionais qualificados que se dispõem a serem eternos “apreendedores”, e com muita experiência no mercado, estão encontrando grandes dificuldades para recolocação profissional neste momento conturbado da sociedade. Então, imaginem quem não tem qualificação nenhuma e concorre diretamente com um robô. Quem provavelmente será o escolhido entre os dois?
E você está se preparando para este novo mundo? O que está fazendo para se diferenciar humana e profissionalmente dos demais candidatos que estarão pleiteando a mesma vaga que você? Pense nisso.
Texto publicado originalmente na Revista Única (impressa)
{{CODE_G1}}
{{CODE2}}
{{CODE_G3}}