2020 o ano da reinvenção na Educação
24 de dezembro de 20202020 o ano que mal começou
25 de dezembro de 2020Um “novo normal”, talvez seja a expressão mais utilizada para tentar definir o momento pós pandemia. Pois, desde o dia 18 de Março de 2020 com o a publicação do Decreto 515, muitos serviços estão suspensos ou com restrições aqui em Santa Catarina. O mesmo ocorre em outros estados Brasileiros, bem como na maioria dos Países em todo planeta.
Enquanto escrevo este texto, observa-se uma curva ainda ascendente no número de novos casos e também de óbitos. Tanto em Santa Catarina quanto no Brasil. E por conta deste cenário, ao mesmo tempo que o comércio e as indústrias tentam retornar as suas atividades, o transporte público segue parcialmente proibido. Do mesmo modo, as aulas continuam suspensas e com previsão incerta de retorno. Apesar deste ambiente de incertezas e limitações impostas, para muitos a vida continuou dentro deste “novo normal”.
O Novo Normal
Mas afinal, como a tecnologia está influenciando na criação deste novo normal?
Muitas as atividades puderam ser mantidas dentro de uma normalidade graças ao uso da tecnologia, dentre as quais podemos destacar algumas
- Home office: O trabalho a partir de casa, ou também para alguns casos conhecido como teletrabalho, inclusive foi previsto nos últimos decretos e medidas provisórios que visavam a manutenção dos empregos durante a pandemia. Com o uso de uma conexão à internet de alta velocidade, um computador ou até mesmo celular, e alguns programas livres, milhões, quiçá bilhões de pessoas no planeta todo conseguiram trabalhar de casa.
- Estudo EaD: de uma hora para outra, segundo a UNESCO, mais de 1,5 bilhões de estudantes ficaram sem aulas presenciais em todo o planeta. Muitos desses conseguiram manter o ritmo de estudos por meio das plataformas digitais hoje disponíveis. Destas também muitas gratuitas para usos educacionais.
- Contato familiar: o distanciamento social também foi o responsável por afastar avós de seus netos. Irmãos de irmãos. E até mesmo filhos deixaram de visitar seus pais idosos. A saudade só não foi maior por conta das mídias sociais e mensageiros instantâneos, os quais mesmo que virtualmente, conseguem aproximar entes queridos.
- Relacionamentos: Até mesmo os relacionamentos casuais, e por assim dizer, até os novos casamentos foram comprometidos, uma vez que festas e Happy-hours também estão na lista de restrições.
- Viagens: Com as fronteiras de centenas de países fechadas, tráfego aéreo nacional comprometido, e linhas de ônibus suspensas, praticamente todos os tipos de viagens foram canceladas. A saída novamente? Conhecer museus e cidades históricas por meio de aplicativos e visitas online. Reuniões de Negócios? Agora só pelos aplicativos de salas virtuais.
Ser “adaptável” humano
Pode-se afirmar que uma das principais características do ser humano é a criatividade. Isto é, se ainda estamos sobre a face da terra depois de tantas extinções, certamente é por conta da nossa adaptabilidade as mais diversas adversidades. E agora está ocorrendo fato semelhante.
Depois de tudo isso passar, e vai passar, certamente muito do que foi aprendido e ajustado nestas últimas semanas irá ser esquecido e tudo votará ao normal. Já outras, vieram para ficar.
E você, o que está fazendo nesse “novo normal” que manterá incorporado na sua vida no pós pandemia?
Links Externos Relevantes
DECRETO Nº 515, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – por Governo de Santa Catarina
https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/VERS%C3%83O_ASSINADA.pdf
Coronavírus em SC: Governador decreta situação de emergência e anuncia medidas restritivas para evitar contágio – por Governo de Santa Catarina
https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governador-decreta-situacao-de-emergencia-e-anuncia-medidas-restritivas-para-evitar-contagio