Volta às aulas em breve?
9 de outubro de 2020Dia dos Professores 2020
15 de outubro de 2020
Neste dia que se comemora o “dia do professor”, quero dedicar este texto a estes heróis que mais uma vez, têm se dedicado intensamente a manter o ensino mesmo durante a pandemia.
No mundo todo são adotadas diferentes datas para comemorar este dia. No Brasil é 15 de outubro, na Índia 05 de setembro, na Malásia 16 de maio, e assim pelo mundo todo cada país adota uma data específica. A UNESCO proclamou o dia 05 de outubro como Dia Mundial dos Professores, e deste modo, alguns países também passaram a adotá-lo.
Mas antes de tentar achar um consenso para a data, o certo é que deveríamos valorizar e venerar estes profissionais todos os dias. O ano todo. Não somente do dia 15 de outubro aqui no Brasil, ou qual dia seja nos outros países.
É certo e incontestável que estes profissionais estão entre os heróis que de uma forma ou outra estão tentando mitigar os impactos desta pandemia que estamos vivendo. Se não é possível ter aulas presenciais, vamos de aulas online. Se nem todos os alunos têm internet ou computadores, mandam para casa lições fotocopiadas, mimeografadas e até mesmo, segundo sabemos, via ondas de rádio.
Em anos de eleição como 2020, a Educação e a valorização dos professores deverá ser pauta de discurso de muitos candidatos. Algo que não é novo, pois vejam que ainda em 15 de outubro de 1827, o então Imperador do Brasil Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil.
Este decreto de quase 200 anos já previa que todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras. Definia ainda, quais matérias os alunos deveriam aprender, salário dos professores e até mesmo como deveriam ser contratados. Infelizmente, 2 séculos depois ainda presenciamos cidades e estados que o professor não é valorizado como deveria.
E falo isso com experiência de causa pois venho de uma família de educadores, muitos dos quais já aposentados, e que realmente se doaram para o bem de seus alunos. E claro, por consequência, desta nossa nação Brasileira.
E engana-se quem acredite que a valorização é somente em salário e condições de trabalho. Sim, isso é o mínimo que deveria ocorrer.
Mas vai muito além. A valorização docente tem que “vir do berço”, e é sobre tudo, tratar estes profissionais do ensino com respeito, com dignidade e amor. Coisas simples como um “bom dia” no início da aula, um “muito obrigado”, e ouvir com respeito as explicações, também são formas de valorizar.
A família também pode e deve valorizar os professores de seus filhos. E como fazê-lo? Apoiando as cobranças feitas quando o assunto é ensino já é um começo. Não raro vimos alguns Pais discordarem dos métodos e até mesmo dos trabalhos solicitados. Por vezes acham que as cobranças são demais, e que a culpa pelas notas baixas do filho são dos professores.
Têm todo o direito mesmo de questionarem. Mas, façam de forma individual e nunca na frente dos seus filhos, busquem entender por quais razões estão sendo solicitadas aquelas tarefas. Se por um lado pode estar tendo um exagero de cobranças pelos professores, por outro pode estar tendo um excesso de “má vontade” e preguiça por parte dos alunos. Todos já fomos alunos algum dia das nossas vidas e sabemos que fazíamos o máximo para “se escapar das atividades”.
Feliz dia dos professores! E que seja comemorado com alegria tanto neste dia 15 de outubro, quanto nos outros 364 dias do ano.