#44 – 10 anos sem os ônibus espaciais
20 de julho de 2021Amazon Astro – o novo robô com Alexa
29 de setembro de 2021O início das operações do PIX (pagamento eletrônico instantâneo Brasileiro) em novembro de 2020, promoveu uma verdadeira revolução na forma de pagar e cobrar contas. Sejam elas do valor que forem. Mesmo aquele rateio do cafezinho de apenas R1,00″.
Seja como foi, é indiscutível que em tão pouco tempo esse serviço já foi incorporado pela população brasileira e tornou-se o padrão de pagamento para muitos serviços. Passando desde o pagamento da diarista, ao cafezinho e a compra de produtos de maior valor.
PIX Saque
O que já era bom tende a fica ainda melhor. É que em 29 de novembro de 2021, um ano após o início da operação oficial, o Banco Central do Brasil vai disponibilizar para todos correntistas do Brasil novos serviços relacionados ao uso do PIX. Como eles afirmam: “são novos produtos da Agenda Evolutiva do Pix”.
A partir desta data será possível não apenas pagar e receber via transferências instantâneas, mas inclusive fazer saque e receber troco com pagamentos via PIX. E isso poderá ocorrer em qualquer estabelecimento comercial conveniado sem a necessidade de ir até um banco ou caixa eletrônico.
Como vai funcionar
Estabelecimentos comerciais de todo Brasil, como padarias, farmácias e supermercados, poderão se cadastrar para oferecer o novo serviço. E assim, será possível fazer um saque na esquina da sua casa, por exemplo, sem precisar ir ao banco.
Para isso bastará ler um QR Code com os dados bancários do estabelecimento e fazer uma transferência no valor desejado. E o estabelecimento comercial que receber a transferência, por sua vez, irá repassar o valor integral em dinheiro para o cliente.
O mesmo valerá para o PIX troco. Onde será possível pagar uma compra com valor maior e receber a diferença (troco) em dinheiro.
Vantagens mutuas com o PIX Saque
As vantagens são muitas e para todos os envolvidos. Os usuários do sistema bancário passarão a ter acesso a milhares de novos pontos para saque de dinheiro das suas contas. Já os comerciantes, além de oferecer novos serviços para seu clientes, também poderão ter aumento na segurança das suas lojas, pois tenderão a ficar com menos dinheiro em espécie nos seus caixas.
O limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de R 100 à noite, entre 20h e 6h. No entanto, os estabelecimentos terão autonomia para ofertarem limites menores, caso considerem mais adequado e seguro.
Os clientes podem fazer até oito operações de Pix Saque ou Pix Troco gratuitas. Já o comércio que disponibilizar o serviço vai receber uma tarifa que pode variar de R 0,95 por transação. O pagamento será feito pela instituição financeira onde o usuário que fizer o saque tem conta.