Você sabe o que é Creative Commons (CC)?
1 de julho de 2021Como criar automação para economizar bateria no iPhone
5 de julho de 2021Mesmo muitas pessoas tendo receios das vacinas que estão sendo aplicadas aqui no Brasil. Que são as mesmas aplicadas em todo planeta. Muitos países avançam na implementação do chamado “Passaporte digital de vacina“. Na União Europeia, por exemplo, o passaporte lançado neste 1º de Julho de 2021 permite que as pessoas o apresentem como prova de vacinação.
Este certificado incluí um QR Code e uma assinatura digital, o qual pode estar em um celular ou mesmo impresso. E quem for cidadão Europeu e estiver com esse passaporte válido não precisará fazer testes adicionais para a Covid e nem ficar em quarentena nas suas viagens pela UE. Contudo, este certificado só reconhece as vacinas autorizadas por lá que são: AstraZeneca, Pfizer / BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson. Países fora da União Europeia também estão organizando e implementando seus próprios sistemas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns estados como Nova York também possuem seus próprios certificados. Mas ainda não há uma integração nacional.
Passaporte de Vacinas no Brasil
No Brasil também há discussão acerca do chamado Passaporte de Imunização, o qual está cercando de dúvidas éticas e jurídicas. E claro, como tudo que está ocorrendo no nosso País desde 2014, com uma polarização política impossível de ser mensurada.
O projeto é o PL 1.674/2021 do senador Carlos Portinho (PL-RJ). Mas sua implementação, se vencida os entraves éticos e jurídicos, ainda dependerá da integração de plataformas de banco de dados existentes.
Google terá suporte ao Passaporte de Vacina
Para facilitar a vida dos usuários do celulares com Android, o Google está abrindo o seu sistema integrado de passes para permitir o armazenamento dos cartões de vacina. Será chamado de Cartão COVID.
Inicialmente será implementado nos EUA e dará suporte aos profissionais de saúde, governos locais e outras organizações autorizadas a distribuir a vacina. No Cartão COVID, que também poderá armazenar o resultado de teste COVID, estarão as informações de quando foi feita a imunização e qual vacina foi aplicada.
Integração e Reconhecimento de Passaportes Válidos
Certo ou errado, é praticamente um fato que esse passaporte deverá em breve ser integrado ao Passaporte de viagens. Pois seja como for, mesmo com as emissões de passes e certificados locais, ainda não há o reconhecimento destes por todos os países. Por exemplo, a UE não reconhece oficialmente o certificado emitido pela Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Embora muitos países o façam de forma independente. O que dirá do Brasil, ainda mais que muitos estão recebendo por aqui vacinas não reconhecidas por lá.
Tema polêmico que ainda vai gerar muitas discussões.
Leia Mais
https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148277
{{CODE_G1}}
{{CODE_G3}}