#24 – Design Mindset com Fausto Alcântara
1 de setembro de 2020APPs off-line para Delivery de conteúdo
4 de setembro de 2020
A empresa Neuralink fez um anúncio na última sexta-feira dia 28 de Agosto de 2020 mais uma etapa da pesquisa do chip que conecta o cérebro a computadores. Por meio de uma live no youtube, o empresário Elon Musk demonstrou ao vivo como deverá funcionar esse novo implante. Mas para isso utilizou um porco como cobaia.
Neuralink e o chip que conecta o cérebro ao computador
A live da última sexta-feira mostrou como o implante é capaz de ler as atividades cerebrais em tempo real, e as transmitir para um computador. Conforme o animal farejava o chão de um pequeno cercado, as suas ondas cerebrais eram lidas e registradas. O dispositivo que já vem sendo desenvolvido há alguns anos e que tinha diversas ramificações, hoje é um pequeno chip com 1.024 ramificações. Ainda assim, cada uma dessas ramificações tem uma espessura inferior a um décimo de um fio de cabelo.
Além disso, mais do que só ler as atividades cerebrais também é capaz de enviar informações ao cérebro. Estimular neurônio e induzir reações aos impulsos elétricos.
Segundo Elon Musk, o chip que será implantado por um robô não será visível, salvo uma pequena cicatriz que ficaria coberta pelo cabelo. A cirurgia deverá levar apenas uma manhã e o paciente poderá ir para casa na mesma tarde já que não será necessário anestesia geral. O chip será alimentado por uma bateria que tem autonomia de um dia, e deve ser carregada por indução. Assim como um relógio Apple Watch.
Apesar de hoje a comunicação entre chip e computador ser via Bluetooth, espera-se que no futuro possa ser via ondas de rádio. E assim, maior autonomia de distância entre transmissor e receptor poderá ser conseguida.
+ Leia Mais: Starlink – um nova constelação nos céus
O que esperar do chip da Neuralink
Em um primeiro estágio espera-se que o chip que está sendo desenvolvido pela Neuralink seja capaz de tratar doenças cerebrais. Mas num futuro não tão distante, ele poderá ser capaz de entre outras coisas também a:
- melhorar as capacidades humanas;
- ajudar a controlar os níveis hormonais;
- melhorar o raciocínio;
- aliviar a ansiedade;
- e até mesmo ouvir música por streaming diretamente no chip.
E você o que acha deste novo desenvolvimento? Permitiria instalar um chip diretamente em seu cérebro capaz de fazer todos os tipos de leitura cerebral em troca de aparentes facilidades? Registre aqui nos comentários.
Dica da Semana
A dica desta semana é o canal oficial da SpaceX no youtube. Esta empresa também é de Elon Musk e está revolucionando as novas viagens espaciais. Não só viagens de baixa órbita, mas também as futuras viagens e exploração à Lua e até mesmo à Marte.
Canal oficial da Space X no youtube:
https://www.youtube.com/spacex
Texto publicado originalmente no Portal da Revista Única em www.lerunica.com.br