Eleição 2020 e as Mídias Sociais
13 de novembro de 2020Microescolas. Por que não?
22 de novembro de 2020Você sabe qual o motivo de tanto entusiasmo com a missão Crew-1 da NASA e SpaceX? Lançada neste domingo dia 15 de Novembro de 2020? É que depois de quase 10 anos necessitando pagar por uma “carona” nas naves Russas Soyus, a NASA enfim volta a ter autonomia no transporte dos seus astronautas à ISS (Estação Espacial Internacional).
A Crew-1 é a primeira viagem espacial totalmente operacional que leva 4 astronautas à estação espacial e que lá viverão pelos próximos seis meses. Tripulantes da Expedição 64.
Em Maio deste ano outra missão que também fez muito sucesso e foi motivo de muitas manchetes, foi a Crew Dragon Demo-2. Uma missão espacial que fez o primeiro voo tripulado por meio de uma capsula e foguete produzidos pela SpaceX, uma empresa privada norte-americana. Até então todas as viagens eram por meio dos foguetes e ônibus espaciais fabricados pela agência espacial americana. E mais recentemente com a aposentadoria dos ônibus espaciais, essas viagens à órbita terrestre somente foram capazes comprando lugares nas naves Russas.
Crew Dragon – rumo a colonização espacial
Além de abrir espaço para empresas privadas produzirem seus próprios veículos lançadores, também abre espaço para pesquisas e exploração espacial. Futuras viagens à Lua e a Marte, e possíveis colonizações destes são algumas das possibilidades que este tipo de parceria permite. Além da parceria com a SpaceX, a NASA também está desenvolvendo novas alianças estratégicas com outras empresas privadas, incluindo a Boeing.
E para quem acha que temos muitas outras prioridades aqui na terra antes de explorar o espaço sideral, posso dizer que estão com razão. Mas também, que estas viagens e explorações criam condições e geram desenvolvimentos que direta ou indiretamente acabam impactando positivamente todos nós terráqueos.
Concordando ou não, gostando ou não, a verdade que estamos começando a presenciar uma nova corrida espacial. Desta vez financiada em sua grande parte por capital privado e com propósitos que vão muito além do “chegar na frente”. Exploração, pesquisa, lucros e até mesmo possíveis colonizações espaciais. São alguns dos novos objetivos.
Vidas em outros planetas? Sim, muito provavelmente em breve na Lua e em Marte.
Publicado originalmente no Portal da Revista Única em www.lerunica.com.br
1 Comment
[…] Em 2020 a SpaceX também conseguiu outros contratos bilionários com a NASA. Entre eles, o para fornecer seu foguete Falcon 9 para enviar astronautas Americanos para a Estação espacial à bordo da Capsula Crew Dragon. […]