NASA e SpaceX: Crew-1 e as viagens à ISS
18 de novembro de 2020ADA saúde – diagnósticos médicos por I.A.
25 de novembro de 2020Será que as microescolas podem ser uma alternativa às escolas “tradicionais”? Tanto agora no período da pandemia quanto em outros tempos? No campo ou na cidade?
A resposta é sim! Contudo, no Brasil com a legislação atual elas não são reconhecidas como escolas regulares e não podem substituir a organização escolar vigente.
Mas afinal, o que são microescolas? Diferente do conceito do homeschooling no qual a família opta por fazer a educação dos próprios filhos, na microescola geralmente há a contratação de um profissional da educação para conduzir o processo de ensino e aprendizagem e seguem um currículo. E o que as difere do modelo convencional é o número de alunos por “escola” ou “classe” e sua metodologia. Só para destacar dois pontos.
O modelo surgiu na última década nos Estados Unidos e no Reino Unido e está pautado em reunir poucos alunos com diferentes faixas etárias na mesma sala de aula. Seguir uma flexibilidade curricular, ser altamente adaptáveis às realidades da comunidade local, e tornar os próprios educandos como protagonistas no processo de aprendizagem por meio de projetos.