NetMovies: Mais filmes grátis e legal para você
4 de dezembro de 2021O que significa as cores da sua Amazon Echo Dot
12 de dezembro de 2021Metaverso! A mais nova aposta do facebook para construir um futuro que ainda não existe. Ou melhor. Já existe nas séries de TV tais como: Upload disponível na Amazon Prime. Episódio San Junipero de Black Mirror. Ou mesmo no filme Ready Player One.
Mas afinal, qual é a relação do Metaverso do facebook com estes filmes e séries de ficção científica?
É que o que antes era apenas uma ideia hipotética que só existira nas telinhas, agora já passa a ser real. Claro, ainda nas telinhas de computador, mas com um protagonismo maior do próprio usuário. Ou seja, um mundo de “Realidade Virtual”. Um universo na casa dos bits que podemos habitar e interagir nele. Trabalhar. Ganhar dinheiro. Ensinar e aprender.
Negócios Metaverso
Mark Zuckerberg, CEO do facebook, acredita que assim será a internet num futuro próximo. Uma plataforma em que estaremos imersos simulando o mundo real. Interagindo com pessoas, empresas. Jogando e indo a shows. Ou até mesmo fazendo negócios. E por falar em negócios, estima-se que mais de U550 milhões) já foram negóciados em terrenos e NFTs lá no mundo virtual no intervalo de uma semana. Foram quatro as plataformas a receberem a maior bolada de dinheiro: The Sandbox, Decentraland, CryptoVoxels e Somnium Space. E se você duvida deste potencial de negócios, ou pelo menos da expectativa deles, basta ver que até cursos de investimento no Metaverso já existem.
Metaverso e uma internet 3D
Neste ponto você pode ainda estar se perguntando. Mas afina o que é esse tal de metaverso. E e essa for sua dúvida, não se preocupe, pois é também de outros tantos bilhões de terráqueos.
Embora a ideia não seja nova, pois idealizado em 1999 e lançado em 2003, o Second Live também prometia algo similar. E hoje 18 anos depois a grande maioria das pessoas nunca ouviu falar, ou lembra, do mundo virtual Second Life. Contudo, hoje a mesma ideia com tecnologias diferentes poderá ter um destino diferente. Poderá enfim tornar-se um mundo virtual “real”.
E porque essa expectativa? A resposta embora possa parecer complexa é simples.
Tecnologias aceleradoras
E para exemplificar, vamos ficar restritos a alguns poucos exemplos.
- Plataforma: A saber, em 2003 a única plataforma de acesso a este mundo virtual era por meio de um computador, com uma internet limitada e com poucos recursos gráficos;
- Internet: Se em 2003 a maioria das residências ainda dispunham de uma internet discada, quando muito com conexões ADSL com velocidade limitada, hoje a maioria possui internet banda larga via cabo ou mesmo fibra óptica na casa dos 100 Mbps, ou até mais. Já há disponibilidade para consumidores domésticos planos de até 1 Gbps.
- Smartfones: Na época estávamos distantes há pelo menos 4 anos do primeiro smartfone, o iPhone 1 que só foi lançado em 2007. Hoje qualquer telefone nos bolsos ou bolsas, tem mais capacidade de processamento do que a primeira nave que levou o homem a Lua.
- Dispositivos de Realidade virtual: Semelhantemente ainda temos como destaque os novos dispositivos de realidade virtual. Dentre eles o mais simples que são os “óculos virtuais”. Sem contar com uma enormidade de outros “vestíveis” que tornam cada vez mais real a imersão virtual.
Assim, em resumo, na visão do investidor Matthew Ball : “O metaverso é uma rede permanente de mundos em 3D renderizados em tempo real e simulações que suportam a continuidade de identidade, objetos, história, pagamentos e direitos, que podem ser experimentados de forma sincronizada por um número efetivamente ilimitado de usuários, cada um com um senso de presença individual.”
Você está pronto para o Metaverso?
E você está pronto para o Metaverso? Para este novo mundo virtual? Estaria disposto a ter uma segunda vida em um universo que só existe no mundo dos computadores? Mas até quanto você já não vive este mundo paralelo por meio das mídias sociais?
E será ainda que esta seria uma alternativa para um mundo em pandemia? Em isolamento e lockdown permanente?
Se preferir assista diretamente no Youtube em: https://youtu.be/Ms6YHhnQI34
{{CODE_G1}}
{{CODE_TV}}
{{CODE_G3}}
{{CODE4}}
3 Comments
[…] afinal, o que é esse tal de Metaverso. Como será? Como nós “seres humanos normais” poderemos e iremos interagir neste […]
[…] afinal, o que é esse tal de Metaverso. Como será? Como nós “seres humanos normais” poderemos e iremos interagir neste […]
[…] afinal, o que é esse tal de Metaverso. Como será? Como nós “seres humanos normais” poderemos e iremos interagir neste novo mundo […]