6 Novidades no WhatsApp
7 de junho de 2021Transforme seu celular em uma webcam WI-FI
9 de junho de 2021Nesta segunda-feira, 07 de junho de 2021, a Apple anunciou o iOS 15 durante a WWCD21. A WWDC, Worldwide Developers Conference, é onde são reveladas ao público geral o que muda na versão do software que vai ser lançado. E neste ano, são muitas as novidades que estão chegando na nova versão do sistema operacional dos iPhones e iPads. Um novo Facetime integrado com outros sistemas operacionais. Mapas mais detalhados, e Clima mais realista, são apenas algumas delas. Além do aprimoramento de questões relacionadas a privacidade.
Aparelhos que receberão a atualização
Antes de começarmos a enumerar as principais mudanças no sistema operacional dos iPhones, veja quais aparelhos são compatíveis com a nova versão do software:
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 mini
- iPhone 12
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE
- iPhone SE (2020)
- iPod touch (7ª geração)
iOS 15: Mais privacidade
A Apple conseguiu deixar furiosa várias empresas com o iOS 14.5, entre elas o Facebook. Isso porque, nesta versão do iOS já começaram a ser implementadas mudanças na política de privacidade e forma com que os dados dos seus usuários são coletados. E por consequência quanto mais restrições na coleta de dados, menos libertado para post e publicidade direcionada.
E para a versão 15 do iOS, novos recursos deixarão ainda mais transparente a forma que o aparelho e os aplicativos coletam informações dos seus usuários. Tema este cada vez mais em destaque.
Entre as novidades, um bloqueador de rastreamento foi anunciado. Com ele ativado, vai ser possível restringir a outra parte de saber se você abriu o email, em qual dia, horário e onde.
E ainda, um novo aplicativo chamado App Privacy Report vai gerar um relatório com o histórico de tudo que os APPs instalados acessaram nos últimos 7 dias. Fotos, localização, câmera e quais dados acessados serão mostrados.
Não apenas o iOS 15, mas também o iPadOS 15, macOS Monterey, and watchOS 8 receberão melhorias na privacidade.
{{CODE1}}
iOS 15: Notificações customizáveis
Outra grande mudança no novo sistema operacional será a forma que o usuário lidará com as notificações. Será possível, por exemplo, determinar quais notificações irão ser apresentadas no aparelho no horário de descanso, trabalho, ou enquanto dirige.
Vai ser possível programar, por exemplo, para que na hora de dormir todos os alertas vibratórios e sonoros sejam desativados. Além de desabilitar as conexões e ativar o modo de economia para poupar a bateria do aparelho.
E quem utiliza o WhatsApp Messenger para uso pessoal, e o WhatsApp Busines para trabalho, por exemplo, vai conseguir configurar qual deles irá exibir notificações em qual horário, e em qual localização.
{{COD_ESP}}
iOS 15: FaceTime melhor
E como estamos falando de horário de trabalho e lazer, outra novidade é uma completa reformulação no FaceTime. O qual certamente passa a ser uma nova opção ao Google Meet e ao Zoom. Só para citar duas das plataformas de vídeo conferências mais utilizadas no momento.
Além da separação da voz dos participantes do ruído do fundo, ainda com o áudio espacial as vozes irão parecer vir do lugar onde as pessoas estão posicionadas na tela. E ainda, o modo retrato das fotos também estará disponível no FaceTime possibilitando desfocar o fundo. E para reuniões com mais participantes, uma nova forma de visualização permitirá que mais rotos sejam exibidos na tela ao mesmo tempo.
E não é só isso. Com o SharePlay (compatível com o iPhone, iPad, iMAC e Apple TV) vai ser possível ouvir música juntos, assistir um filme ou TV e compartilhar sua tela. Disney +, ESPN +, HBO Max, Hulu, MasterClass, Paramount +, Pluto TV, TikTok, Twitch e muitos outros estão integrando o SharePlay em seus aplicativos.
E a cereja do bolo na reformulação do FaceTime é a possiblidade de integrá-lo com outros sistemas operacionais. Usuários do Windows e do Android poderão ingressar em uma reunião por meio de um navegador web ao receber um link do iPhone, iPad ou Mac.
iOS 15: Apple Maps com mais detalhes
Assim como já vem acontecendo nas versões mais recentes do Google Mapas, o Apple Maps também vai integrar Realidade Aumentada (RA) nos seus mapas, além de muitos outros recursos. Ruas com detalhes e faixas de pedestres, largura das avenidas, relevos e contornos são algumas dessas novidades. Além de trazer informações sobre regiões comerciais, monumentos históricos e prédios.
Alguns desses recursos que já estavam presentes nos EUA, agora chegam a Portugal e Espanha. E até o final do ano Austrália e Itália devem ser os novos países a receberem a novidade.
{{CODE4}}
iOS 15: Fotos mais inteligentes
Você já pode ir dando adeus a outros aplicativos de reconhecimento de texto. É que agora o aplicativo texto irá contar com um novo recurso OCR (Reconhecimento ótico de caracteres). Recurso esse que irá reconhecer textos em imagens e assim por meio de inteligência artificial o usuário poderá selecionar e copiar o que está escrito.
Novas Chaves chegam à Apple Wallet
Já presentes em algums modelos da montadora BMW desde 2020, agora as chaves digitais chegam a outros veículos. Com elas, será possível dar a partida nos carros sem precisar tirar o iPhone do bolso. Também poderá ser utilizado para desbloquear o escritório, casa, e até quarto do hotel.
E em alguns estados Americanos (no Brasil ainda não é possível), carteira de motorista e IDs estudantis também poderão ser armazenadas na Wallet.
{{CODE_G1}}
APP Saúde no iOS 15
Já o APP saúde ganhará novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva. Entre eles, sensores que detectam o rastreamento ocular, movimento das mãos com o Apple Whatch, e aprimoramento no VoiceOver.
Cloud+
O serviço de compartilhamento e armazenamento de dados na nuvem, o iCloud, também fica mais inteligente. Agora vai permitir a conexão de câmeras de segurança doméstica sem que a gravação prejudique seu armazenamento.
E mais um recurso de privacidade é introduzido. O Private Relay. Essa nova funcionalidade permitirá navegar na internet por meio de uma “VPN” que fará duas transmissões simultâneas. Uma para o tráfego dos dados e outra para mascarar sua real localização. E não é só isso. Será possível também criar endereços de e-mail de uso único. Ideal para utilizar naqueles serviços pouco confiáveis e/ou que costumam enviar muitos spam.
APP Clima
O App Clima também muda de visual no iOS15. Por meio de geolocalização ele irá exibir um layout mais próximo dos eventos climáticos locais. Se tiver muito quente, por exemplo, exibirá um fundo azul claro. Já para dias com chuva torrencial, raios e nuvens serão o fundo de tela do app.
E ainda
Novos Memoji (aquelas carinhas que você mesmo customiza). Mudanças no APP de mensagens. Novas notificações de transito. Entre muitas outras integrações.
Quando chega
Como acontece todos os anos durante a WWCD, a versão beta do novo iOS 15 foi disponibilizado para os desenvolvedores. E para nós usuários de iPhones, iPads, MACs, e Apple Watch, a versão final deverá ser liberada em Setembro.
Leia mais:
{{CODE_G2}}
{{CODE_TV}}
{{CODE_G4}}