R$2milhões por uma viagem ao espaço?
20 de junho de 2023Prime Day 2023: O que comprar
10 de julho de 2023Na última semana fomos tomados por discussões calorosas acerca do submersível (minissubmarino) da OceanGate que provavelmente implodiu no fundo do mar, matando assim todos seus tripulantes. Seja nas rodas de conversa, ou mesmo na mídia, as opiniões eram muito divergentes.
Para alguns, havia um misto de compaixão e tristeza pela vida dos 5 ocupantes da capsula que os levaria para visitar os destroços do Titanic afundado em 1912. Já para outros, oque aconteceu nada mais é do que consequência da “brincadeira de riquinhos”, e que o melhor teria sido a doação deste dinheiro das passagens para a caridade.
Mas será que estas iniciativas de grupos privados em explorar o fundo mar. Em levar passageiros para um turismo espacial. Promover campeonatos automobilísticos e esportivos, dentre muitos outros, são apenas ações extravagantes de bilionários que não tem o que fazer com o dinheiro?
Desenvolvimento tecnológico
Para alguns pode até ser que seja. Mas de forma geral, o resultado da competitividade gerada nestas ofertas comerciais, mais cedo ou mais tarde acaba chegando como benefícios para todos. Independente de gostar ou não da modalidade ou diversão em questão.
Algo comum hoje nos automóveis, como os freios a disco e ABS, cambio automatizado, volante multifuncional e retrovisores, são tecnologias advindas das corridas automobilísticas como a Fórmula 1. Você pode até não gostar da F1, mas com certeza não renunciaria à segurança e conforto que dispõem hoje no seu carro.
Da mesma forma, poderíamos falar dos filtros de água, câmera de celular, fórmulas enriquecidas para bebês, pneus mais seguros e duradouros, além de dezenas de outros desenvolvimentos criados durante a corrida espacial.
Estes são apenas alguns das dezenas de tecnologias que utilizamos hoje e surgiram para fins de exploração ou mesmo esportivas.
Turismo espacial ou submarino pode até ser para poucos, mas certamente muitos se beneficiarão dos resultados destas viagens. Incluindo eu e você. E melhor ainda quando o financiamento destes desenvolvimentos advém da iniciativa privada.