A Fundação – nova série da Apple TV
30 de setembro de 2021Open Banking – Mais liberdade para escolher
8 de outubro de 2021E se o WhatsApp cair?
O que aconteceria se o WhatsApp ficasse fora do ar por alguns minutos ou mesmo algumas horas? Como seu negócio sobreviria a uma pane regional ou global? E se essa pane levasse dias para ser resolvida?
Pois é. O que era um medo distante já aconteceu algumas vezes. E pode voltar a ocorrer novamente sem aviso prévio. E você, estará preparado para o próximo blackout do WhatsApp?
WhatsApp fora do Ar
Todos já sabem e provavelmente sentiram de alguma forma ou outra, o blackout que o WhatsApp, facebook, e instagram, sofreram no dia de ontem (04/10/21). Não foi o primeiro, e nem será o último. Mas de todos registrados até o momento, foi o maior tempo de suspensão do serviço até então registrado. Para algumas pessoas e regiões do planeta, os aplicativos ficaram fora do ar por aproximadamente 6 a 8 horas.
Por consequência, não apenas os serviços do grupo Facebook, mas também outros serviços começaram a falhar no decorrer da tarde. Alguns impactados pelo próprio problema na empresa do Zuckerberg. Outros pelo aumento abrupto no uso do serviço, como o Telegram.
Causas da queda do Facebook e seus serviços
Até o momento em que escrevo este post não há informações efetivas sobre as verdadeiras causas da interrupção dos serviços. Apenas especulações. Pelo menos não li nada concreto a respeito até agora.
Mas seja como for, é fato que o DNS (Sistema de Nomes de Domínio) parou de responder seus IPs. Ou em outras palavras, os servidores ficaram inacessíveis e com os caminhos de acesso como que “inexistentes”. Inclusive o próprio domínio facebook.com em algum momento apareceu “disponível para compra” como se ninguém houvesse registrado antes. Detalhe, este domínio está garantido para o Zuckerbert até 2030.
Traduzindo para termos que todos nós conhecemos. Possivelmente por alguma reconfiguração interna de servidor mais sucedida, ou outro motivo desconhecido (ou não divulgado), os servidores acabaram ficando fora do ar e os domínios não conseguiram mais localizá-los. E assim, ficaram fora do ar todos os serviços.
Certamente nos próximos dias teremos informações mais precisas das verdadeiras causas. Mas até lá, é bom nos prevenirmos com alternativas.
WhatsApp seu único canal de comunicação?
Certamente você já deve ter ouvido a expressão: “não construa sua casa em terreno alugado”. E ela também vale para não usar só um canal de comunicação que você não tem propriedade. E mesmo assim, milhões, talvez bilhões de negócios em todo mundo, estão pautados em somente um meio de comunicação. O WhatsApp. Nem mesmo o telefone tradicional é mais considerado.
Isso se justifica quando são analisadas as estatísticas. Aproximadamente 98% dos smartphones brasileiros tem o WhatsApp instalado como mensageiro oficial. Então, a coisa mais lógica a se fazer é concentrar seus esforços nesta mídia.
Mas somente nela?
Concentrar os esforços de comunicação pelo WhatsApp é mais do que normal e necessário. Mas o erro é concentrar tudo nele sem pensar em alternativas.
Alternativas ao WhatsApp
Para quem ficou sem nenhuma comunicação ontem, tanto com clientes quanto com familiares, é bom que saibam que existem outras excelentes alternativas. E quais são elas?
Vejam algumas opções que você deveria considerar tem instalados nos seus telefones, assim como de seus familiares. Pelo menos.
Telegram
Um dos principais “concorrente” ao WhatsApp é o Telegram (https://web.telegram.org). Além de ter todos os recursos oferecido pelo mensageiro do Zuckerberg, ainda oferece recursos exclusivos. Alguns desses gradativamente inclusive já começam a chegar (copiados) ao WhatsApp. Como o aceleramento de áudio e multitelas.
E ainda há os super grupos com até 200.000 participantes. Canais para distribuição de conteúdo para milhares de usuários ao mesmo tempo. Possibilidade de introduzir boots para gerenciar seus grupos ou executar tarefas específicas. Marcar #hastags em conversas. E muito mais. Recursos que só existe até o momento no Telegram.
Sem dúvida esse mensageiro é muito melhor do que o WA em muitos aspectos. Só perde mesmo para o número de usuários. Segundo estimativas hoje devem haver aproximadamente 45% somente contra 98% do WA.
{{CODE2}}
Signal
O Signal (https://signal.org/pt_BR/) é uma outra excelente opção. Não conta com tantos recurso quanto o Telegram, mas permite conversas criptografadas de ponta a ponta e muita privacidade. Inclusive é o mensageiro indicado pela União Europeia para seus membros usarem em comunicações internas.
O ponto negativo, ainda mais do que o próprio telegram, é que sua base de usuários no Brasil é limitadíssima. Quase ninguém conhece e usa.
Skype
o Skype (https://www.skype.com/pt-br/), hoje da Microsoft, é percursos ao próprio WhatsApp. Ele foi lançado ainda em 2003, 6 anos antes do WA. Também permite ligações por voz e/ou vídeo e chat de texto entre os inscritos. E mais, com a aquisição de créditos ou assinatura é possível ligar para telefones do mundo todo pagando taxas muito acessíveis. Algumas assinaturas dão direto a ligações ilimitadas inclusive para determinados países e regiões.
Além destas opções, ainda existem o Viber, Google Chat, Zello, e muitos outros. Ah, e claro, o tradicional e já esquecido SMS e o próprio telefone no qual se fala por “voz” em tempo real.
Melhor alternativa ao WhatsApp
Mas afinal, qual é a melhor alternativa ao WhatsApp em situações de paralização do serviço? É aquela que seu cliente e seus familiares também são inscritos.
Particularmente gosto muito do Telegram pelos seus recursos. Mas não dá para negligenciar o Signal e o Skype.
Busque uma alternativa ainda hoje e não fique refém de um único serviço. Pense nisso.
Se preferir assista este conteúdo em vídeo diretamente no youtube em: https://youtu.be/0eH4q4OJg4U
Ou ainda em Podcast, diretamente pelo seu agregador preferido ou pelo Spotify em: https://open.spotify.com/episode/2T0ydB7vpxmjDwlOGtxlb8?si=_WPkqT5QTjyP8EgU0_cw_w&dl_branch=1
{{CODE3}}
{{CODE_G2}}
{{CODE_G1}}