Como fazer a transcrição de vídeos automaticamente
22 de junho de 2021Starlink – Internet via satélite inicia em setembro
30 de junho de 2021
Nesta semana fui surpreendido com mais um termo “modinha” que está rivalizando na internet. O Cringe. Que em uma tradução indireta quer dizer “vergonha alheia”. Nas redes sociais se refere ainda a situações constrangedoras, vergonhoso.
Desde o último final de semana o assunto tem gerado muitos memes e até mesmo conflitos de gerações. No Brasil o termo ganhou ainda mais força nas rodas de conversa depois que uma podcaster publicou uma pergunta pedindo o que que os “jovens da geração Z” achavam “mico” nos “millenials”. Depois ela comentou o próprio post com a seguinte expressão: “acho que mico já passou, é cringe né”.
Só para situar as gerações. Millenials ou Geração Y, são os nascidos entre 1980 a 1995. Já a geração Z são os nascidos entre 1995 e 2010. Os jovens da geração Z já nasceram imersos em tecnologia. São também definidos como “nativos digitais”.
O que é Cringe
Embora o termo seja utilizado há décadas na América, no Brasil viralizou nesta semana. Para alguns millenials o termo cringe se refere a gostar da Disney, usar emojis, tomar café da manhã, e entre outras coisas, até usar a palavra “boleto”. Até usar o facebook agora é cringe. Ou seja, tudo que as gerações anteriores gostam, usam ou fazem, passou a ser cringe.
Conflito de gerações
Desde que o mundo é mundo há conflito de gerações. E sempre vai ser assim. E neste momento da humanidade, isso tende a ser ainda maior visto que ao mesmo tempo temos os “pré-internet” convivendo nas mesmas casas e empregos com os “nativos digitais”.
Seja como for, o importante é de cada geração continue fazendo o que gosta e lhe faz sentir bem. Ser ler jornal e livro impresso é uma delas. Continue. Se assistir friends e ser roqueiro é sua praia. Continue assistindo o que gosta e curtindo música. boa.
O que precisamos todos é aprender, ou reaprender, viver em sociedade e respeitar o próximo. Mesmo que isso seja cringe.