Microescolas. Por que não?
22 de novembro de 2020Mais Educação Profissional – defende Ministro
27 de novembro de 2020Será que com um aplicativo com o ADA saúde poderá substituir as consultas tradicionais em curto espaço de tempo? Certamente não! Então significa que devemos desconsiderar iniciativas que utilizam inteligência artificial para fazer diagnósticos iniciais? Também não!
Com o avanço da inteligência artificial e o aumento da capacidade de processamento tanto dos dispositivos móveis (celulares) quanto dos servidores, novos serviços são disponibilizados a cada dia. Entre eles, serviços voltados para a saúde e bem estar das pessoas estão entre os que mais crescem.
Diagnóstico por imagem com o uso de inteligência artificial, telemedicina, e até mesmo exames à distância com o uso de kits de saúde já são uma realidade há muito tempo. Com estes kits, por exemplo, que estão à venda por U$299 nos Estados Unidos, é possível fazer consultas online inclusive com exames de ouvido, garganta, escuta do coração e pulmão com estetoscópio, aferição térmica, e com depressor de língua.
Mais recentemente no Brasil por conta das restrições impostas pela pandemia, as consultas online também passaram a ser uma realidade. Esperamos que perdurem quando a vida “voltar à normalidade”. Enquanto por aqui esta consultas estão sendo feitas via mensageiros instantâneos na sua maioria, em outros países onde a prática é normatizada há mais tempo há inclusive plataformas específicas para esse fim.
Contudo, em todas essas situações por mais que coexista a interação homem – máquina, sempre há a presença de um profissional humano dando o veredicto final.
ADA Saúde
Por outro lado, aplicativos como o ADA saúde criado em 2011, oferecem diagnósticos primários com base nas interações do usuário com uma inteligência artificial. O aplicativo criado por médicos já foi baixado por mais de 10 milhões de usuários em todo planeta.
O seu funcionamento está baseado em perguntas simples sobre saúde e sintomas que ao responderem, os usuários fornecem subsídios para que a inteligência artificial avalie as respostas com seu dicionário médico com milhares de condições.
Embora o banco de dados do APP ADA Saúde contenha milhares de condições médicas específicas baseadas em outros tantos milhares de estudos científicos, é importante ressaltar que o aplicativo não pode fornecer um diagnóstico formal. Mas sim, orientativo. Com base neste resultado prévio os usuários podem entender melhor o que se passa com eles, e assim buscar um profissional médico especializado mais indicado para tratar sua condição de saúde.
O uso do aplicativo é gratuito e ele está disponível para telefones Android ou iPhone. Se quiser conhecer mais e testá-lo, baixe diretamente das lojas oficiais nos seguintes endereços:
Android https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ada.app&hl=pt_BR&gl=US
iOS (iPhone) https://apps.apple.com/br/app/ada-a-sua-guia-de-sa%C3%BAde/id1099986434
* somente baixe aplicativos diretamente das lojas oficiais.
E você, se sente mais ou menos seguro sendo diagnosticado por um profissional humano assistido por uma máquina? Já utilizou ou utilizaria recursos de consulta online, ou até mesmo se buscaria diagnósticos primários por meio de um aplicativo? Deixe seu comentário.
Texto originalmente publicado no Portal da Revista Única em: www.lerunica.com.br e Portal 49 em www.portal49.comb.r