
Aulas Síncronas ou Assíncronas, qual a melhor para o retorno?
18 de dezembro de 2020
Um novo Normal
24 de dezembro de 2020
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
O ano de 2020 começou normalmente como um outro ano qualquer. Teria eleições municipais no Brasil. Eleições nos Estados Unidos. Olimpíadas no Japão. De um lado promessas de retomada da economia e de outro acusações contra o governo. Ou seja, seria mais um ano cheio de certezas e incertezas, e é claro, de muitas brigas políticas e ideológicas.
Mas de uma hora para outra tudo mudou. A terra “parou”. Parece inclusive um “Déjà vu” com a música de mesmo nome do álbum lançado em dezembro de 1977 pelo Raulzito: o “Dia que a Terra Parou“.
Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
[…]
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
[…]
Mas diferente do que cantava o saudoso pai do rock brasileiro Raul Santos Seixas, não foi por falta do que fazer. Mas sim, devido a pandemia que ainda está presente entre nós. E também não é só um sonho. É a mais triste realidade.
Felizmente o ser humano é criativo e rapidamente conseguiu se reinventar e mesmo com todas as restrições impostas, de uma forma ou outra conseguimos manter uma certa “normalidade”. Claro, a tecnologia facilitou muito
2020 e a Educação
Nesta semana que nos aproximamos do final do ano de 2020, poderíamos explorar muitas inovações e reinvenções em praticamente todas as áreas, mas vamos nos restringir as relativas à educação. E mesmo assim, certamente iremos negligenciar muitas e maravilhosas inovações.
Dentre todas, uma que podemos destacar é a capacidade que temos de nos reinventar. Milhões de professores Brasileiros de todos os níveis, em poucas semanas migraram suas aulas presenciais amparadas por “quadro e giz” para o ambiente virtual. Aprenderam a ser youtubers, podcasters, escritores e até mesmo editores.
Claro que a tecnologia facilitou muito nesta transição, principalmente nas escolas que o processo de transformação digital já estava caminhando a passos largos. Mas é inegável que o grande protagonista neste processo foi e continua sendo o professor. Da capital à cidadezinha do interior com internet limitada, cada um da sua maneira, encontraram formas de manter o ensino ocorrendo.
Infelizmente, ao mesmo tempo observou-se que em algumas universidade que dispõem de um grande aparado tecnológico permaneceram “fechadas” e sem aulas remotas por vários meses. Só retornando parcialmente no segundo semestre.
Assim, a lição que tiramos disso é que a tecnologia é de fato o meio, não o fim. Pois de nada adianta ter os melhores links de internet e os melhores doutores se não há predisposição para manter o ensino ocorrendo. Enquanto muitos professores que dispunham somente de um celular simples conseguiram.
Outro aprendizado deste período diz respeito às famílias que de uma forma ou outra experimentaram o ensino remoto. O que vivemos está muito longe do que é o homeschooling, mas é um aperitivo deste. Pais e filhos tiveram que aprender a conviver novamente por várias horas na mesma casa e ainda estudarem e trabalharem juntos. Os Pais também tiveram a oportunidade de experimentar um pouco os desafios que os docentes vivem no seu dia.
Assim, se estamos chegando ao final de 2020 com a impressão de que muita coisa ficou para trás e muitas atividades escolares / acadêmicas não foram realizadas a contento, é preciso refletir que muito foi feito. Podíamos ter avançado muito mais? Sim! Mas ao mesmo tempo poderíamos ter ficado muito mais estagnado do que ficamos.
Professores de todo o Brasil, as creches às universidades, muito obrigado pela predisposição para se reinventarem e manterem o ensino ocorrendo. Senão foi do jeito que queríamos, podem ter certeza que foi muito mais do que muitos esperavam.
Um excelente final de ano e aproveitem para descansar, pois 2021 está chegando e com eles novos e maiores desafios.
Ou ainda assista diretamente pelo youtube em: https://youtu.be/c2iIZGxh9C0
Texto originalmente publicado no Portal www.lerunica.com.br