A 2ª Guerra levou o homem à Lua?
5 de setembro de 2019iSummit 2019 – Vai perder?
12 de setembro de 2019Há exatos 18 anos, na manhã de 11 de Setembro de 2001, 4 aviões foram sequestrados no espaço aéreo americano por terroristas fundamentalistas e por meio de ações suicidas foram “lançados” intencionalmente contra alvos previamente determinados que foram: (2) no World Trade Center em Nova York, (1) no Pentágono e outro caiu em campo aberto na Pensilvânia.
Ainda hoje, a maioria das pessoas que presenciaram (mesmo que pela TV) aquele fatídico evento ainda se lembram do que estavam fazendo e onde estavam, de tão traumático que foi foi para toda a humanidade.
No lugar onde estavam localizadas as antigas “Torres Gêmeas” foi construindo o National September 11 Memorial & Museum at the World Trade Center, cuja construção iniciou em 2006 e inaugurado em 11 de Setembro de 2011.
Em Setembro de 2017 tive a oportunidade de visitar o Memorial e é praticamente impossível descrever a sensação sentida durante a visitação, em especial quando se entra numa seção parecida com um auditório onde ficam “tocando” constantemente depoimentos dos sobreviventes e de familiares das vitimas. É muito impactante e a tristeza sentida é profunda. Abaixo estão postadas algumas fotos que registrem durante a visita.
Entre as principais motivações que levaram aqueles terroristas a cometerem aqueles atos contra a humanidade está a intolerância em relação a povos que pensam de forma diferente da sua e que têm diferentes crenças religiosas.
Mas depois disso tudo infelizmente tenho a impressão que a humanidade não aprendeu a lição mesmo que ela tenha custado milhares de vidas. Pois aqui mesmo no Brasil estamos vivendo uma separação forçada entre os mais diferentes grupos que sempre conviveram bem. Grupos políticos de todas as correntes estão constantemente proferindo o discurso do “Nós contra Eles”, e incentivando a separação da população em geral cada vez em mais “minorias”, e assim dentro da nossa Nação “indivisível” temos começando a presenciar diversos “Brasis” em um só.
Não bastasse isso, nossa grande imprensa e até mesmo muitos professores universitários têm replicado este mesmo discurso de ódio e separação.
Se não cuidarmos daqui a alguns anos poderemos presenciar atentados e crimes de Brasileiros contra Brasileiros motivados por completa intolerância. Falta pouco para isso.
Ainda da tempo de mudar e voltar a ser um único Brasil, só depende de nós, pois não precisamos “concordar” com as “opções” dos outros (sejam elas quais forem, desde que legais), mas temos a obrigação de respeita-las.