SEJA VOCÊ UM EXPLORADOR ESPACIAL
Saúde Mental: a tecnologia como aliada ou vilã
Cuide da sua saúde mental! Fique em Casa! Certamente estas são expressões que você mais tem escutado nestes últimos dias por conta da imposição do isolamento social. Mas, como a
tecnologia pode ser tanto uma aliada quanto uma vilã neste período? Leia até o fim e se ligue nas dicas para facilitar sua vida em casa e resguardar sua saúde mental.
Já está se tornando redundante falar que a humanidade está vivendo um momento único em sua história. Embora de fato esteja. Já passamos por outras pandemias, é claro. A peste bubônica (ou também conhecida como peste negra) já assolou a humanidade diversas vezes, sendo que só no surto do século XIV, por exemplo, estima-se que tenha vitimado entre 75 a 200 milhões de habitantes. Semelhantemente destaca-se ainda a varíola, cólera, gripe espanhola, e mais recentemente a gripe aviária H1N1.
Coronavírus: os 100 primeiros dias
Então, o que torna a Covid-19 (ou coronavírus) tão diferente? Entre vários fatores pode-se destacar a facilidade de contágio entre as pessoas e especialmente a velocidade de disseminação pelo mundo inteiro. Alias, hoje dia 11 de Abril de 2020, segundo dados oficiais colhidos no site da Organização Mundial da Saúde (
https://www.who.int/) já são 1.610.909 infectados e 99.690 mortes cuja causa confirmada foi a Covid-19, e a presença em 213 países. Isso tudo em aproximadamente 100 dias. Já no Brasil, o primeiro paciente foi diagnosticado no final de Fevereiro e em menos de 60 dias já são quase 20 mil casos confirmados e mais de 1.000 mortes. Em Santa Catarina já são 717 confirmados.

Total de casos confirmados por nação – OMS https://who.sprinklr.com/

Total de óbitos por nação – OMS https://who.sprinklr.com/
Coronavírus – algumas considerações sobre os dados oficiais
-
Certamente o número de infectados e de óbitos seja muito maior do que o apontado. Há estudos, inclusive, que indicam que para cada caso notificado possa existir até 9 a 10 não testados. Pois nem todos apresentam sintomas, e outros mesmo sintomáticos acabam não procurando serviços médicos (ou por não precisar ou não ter acesso mesmo), e ainda há aqueles que nem são testados.
-
Outra observação é quanto ao número de casos em diferentes países. Atualmente os Estados Unidos lidera o número de casos confirmados com mais de 425 mil, enquanto o Sudão do Sul no continente africando só registra 3. Será que países pobres têm tanta sorte assim? Ou não têm recursos para realizar um mínimo de testes?
-
Então, pode-se crer que os casos reais sejam pelo menos 10 vezes maior. Inclusive no Brasil.
Reclusão Doméstica e sua saúde mental
Por conta desta alta taxa de contaminação e de disseminação, e também por não ter nenhum remédio com eficácia comprovada nem vacina para imunização global, a solução adotada na maioria das nações foi a adoção do isolamento social. Entretanto, muitos preferem definir como reclusão doméstica. Um verdadeiro teste a saúde mental.
Porém, graças a tecnologia bilhões de pessoais estão conseguindo levar uma vida um tanto quanto normal. Pois basta um acesso à internet para poder estudar e trabalhar de casa. Por mais que seja diferente, as plataformas digitais permitem continuar apreendendo em qualquer lugar e a qualquer tempo, até mesmo por meio de um simples smartphone com acesso a internet. Já para trabalhar, as diversas plataformas de vídeo conferência e compartilhamento de documentos, associadas a sistemas de gestão de tarefas, permite da mesma forma que muitas atividades continuem normalmente a distância.
Entretenimento para cuidar da saúde mental
Analogamente o entretenimento também está garantido, pois há outros serviços que só existem graças a internet, os quais estão fazendo toda a diferença neste momento. Entre eles, temos os serviços de Streaming, de áudio e vídeo. Spotify, Deezer, Prime Music, youtube music, youtube vídeo, Netflix, Prime Vídeo, dentre muitos outros. Estes, permitem que façamos um cinema ou happyhours nas próprias casas.
Estes serviços certamente você já deve conhecer. Então, vamos para outros que valem a penas serem utilizados para não precisarmos sair de casa.
Compras online
Nesse hiato, fazer compras pela internet passou a ser uma das únicas alternativas para continuar adquirindo alguns produtos, visto que a maioria das lojas e restaurantes estão fechados. Uma dica legal e muito acessível é o Amazon Prime, que atualmente com uma assinatura de R$9,90 por mês (
https://amzn.to/2wt33Lg) oferece entra grátis para milhares de produtos, Streaming de música com o Prime Music e um excelente catálogo de filmes e séries com o Prime Vídeo, além do Prime Reading e ofertas exclusivas.
Delivery
E por falar em restaurantes, também não é mais preciso sair de casa para uma refeição diferenciada. Basta fazer seus pedidos via aplicativos como iFoof, Uber Eats, pelo próprio whatsapp ou mesmo pelos sites dos restartantes. Da mesma forma, agora é a vez das lojas tradicionais se inserirem nesta modalidade de vendas. Já que o cliente não pode ir até ponto comercial, são as mercadorias que vão para a casa dos consumidores fazer as provas e escolher os produtos. Não podemos esquecer de mencionar os supermercados, que embora já ofereçam este serviço a tempos, são poucos os clientes que os utilizavam.
Pagamento sem contato
Depois de todo o cuidado para não se expor durante o pedido, o mesmo deve ser feito durante o pagamento das suas compras. Embora o uso do cartão de crédito e débito sejam os meios mais comuns mesmo assim é necessário o contato com a maquinha para digitar a senha.
Uma alternativa para ter contato zero ou mínimo, é o uso de cartões com a tecnologia NFC, com os quais é possível fazer um pagamento apenas aproximando o mesmo da maquina leitora. Normalmente até o valor de R$50 não é necessário digitar a senha. Neste mesmo sentido, os telefones mais novos também oferecem esta tecnologia como o Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay, tendo como parceiros a maioria dos bancos brasileiros. Estes serviços estão disponíveis não só para a função débito mas também para crédito.
Mas se o seu cartão ainda é o “normal” ou se seu banco não oferece este serviço, há outras soluções que também permitem o pagamento sem contato. Um dos mais conhecidos, é o paypal, mas há ainda o PagSeguro, Google Wallet, Mercado Pago, entre muitos outros com a mesma proposta de receber ou pagar uma conta via aplicativo. Outra excelente alternativa é o PicPay, com o qual é possível além de transferir recursos entre usuários, também pagar contas via leitura de código de barras, ou mesmo pagar compras diretamente na maquininha pela leitura de um QRCode. Ou seja, pode pagar e receber sem ter contato nenhum.
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos em que a tecnologia pode ajudar para ficarmos em casa e evitarmos ao máximo o contato com pessoas neste momento de isolamento social.
Saúde mental – a tecnologia como vilã
Basta ligar a TV, o rádio, ou acessar um site de notícias, que lá está o número de infectados, de mortes, a crise econômica local e mundial que está se formando por conta da paralisação dos mercados, dos presos que foram liberados e já estão cometendo crimes, e muito mais. Quase dá para ver o “sangue” escorrendo pelos monitores. E por que os grandes grupos de mídias dão ênfase para este tipo de manchete? Simples, é o que vende mais.
Não bastasse essa inundação de notícias ruins veiculadas propositalmente nos canais tradicionais, ainda temos a “tia do whatsapp” que querendo fazer o bem se ocupa em disseminar não apenas essa avalanche de depressão, mas também, e o pior de tudo,
Fake News criadas com o único propósito de criar ainda mais pânico ou manipular uma sociedade inteira contra ou favor de algum tópico específico. Assim ocorre com os mensageiros instantâneos tanto quanto nas redes sociais.
Viés da confirmação
Ah, mais o internauta pode escolher o que acessar, alguns dirão. Sim, é verdade! Mas quanto mais opções temos, mais restritos ficamos. Duvida? Faça uma breve reflexão de quais artistas você mais ouve nos Streamings de música? Quais tipos de vídeos você mais assiste? Salvo se você for uma pessoa que foge da média, provavelmente verá que sempre opta pelos mesmos artistas, estilos e conteúdos, por mais que a internet lhe ofereça possibilidades quase infinitas. Vivemos numa bolha. A maioria busca o viés da confirmação, que nada mais é do que pesquisar, ler e acreditar somente em conteúdos que são alinhados com suas convicções.
Por fim…cuide da sua saúde mental e física
Assim, para ficar em casa com mais qualidade, selecione boas opções no streaming, faça compras online, peça comida pelos aplicativos, e pague utilizando tecnologia por aproximação ou transferência eletrônica de dinheiro.
Já para proteger sua saúde mental, comece desligando os noticiários da TV aberta. Se quiser continuar assistindo, se permita a acompanhar pelo menos 2, e se possível até 3 canais diferentes. Você vai descobrir que o mesmo acontecimento pode ser veiculado como sendo o “final do mundo” em uma emissora, e a “salvação da pátria” em outra. Não perca seu tempo lendo ou assistindo fake news, e JAMAIS se permita compartilhar qualquer notícia sem confirmar a fonte, por mais que pareça boa.
E não se esqueça:
- se não precisar, não saia de casa;
- se precisar sair, tome os cuidados necessários: use máscara, lave bem as mãos com água e sabão, ou pelo menos as higienize com álcool em gel, troque sua roupa da rua ao chegar em casa, deixe seus calçados do lado de fora o lave a sola dos mesmos, e se possível, ainda tome um banho;
- E lave sempre bem as mãos com água e sabão.
Deseja ser notificado de novas publicações?
Se inscreva no meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui na coluna. Procure por Prof. Fernando Pitt – Canal ou acesse o link: https://t.me/prof_fernandopitt
Links Externos Relevantes
Veja Mais
Episódio 0-1: Coronavírus, isolamento social, crise econômica e estudo a distância
EP0-2:Coronavírus: ferramentas para estudar e trabalhar a distancia durante a quarentena
Episódio 0-3: Internet e o risco de isolamento social mesmo depois da pandemia
Fake News – Não entre nessa
A tecnologia contra o coronavírus
Cyberstorm: ficção ou lembranças do futuro
Ouça nosso Podcast nos principais agregadores
Deseja ser notificado de novas publicações?
Se inscreva no meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui na coluna. Procure por Prof. Fernando Pitt – Canal ou acesse o link: https://t.me/prof_fernandopitt
Sua vida mais fácil com a Alexa e Kindle
Leia Mais
Destaque
O coronavírus está obrigando a humanidade a passar por um momento único na sua h...
Blog do Fernando
Internet e o isolamento social. Em tempos de quarentena por conta da pandemia do...
Destaque
{{CODE_ESP}}Fique em casa se não precisar sair. Se sair, siga os protocolos de s...
Destaque
Nas últimas semanas várias redes do país começaram a anunciar a retomada gradati...
Destaque
Direito de ir e vir / Direito à Privacidade: premissas básicas previstas na Cons...
Destaque
Pode parecer um pouco autoritária, mas a expressão "controle social" está cada v...