Tubi TV Filmes grátis para toda a família
5 de maio de 2021Tudo sobre a Reentrada do Foguete Chinês
11 de maio de 2021Restos do foguete Chinês, Long March 5b está fora de controle. E como consequências, deverá cair sobre nosso planeta nos próximos dias em local e horário ainda não conhecidos. Entretanto, não estamos falando de um pedacinho qualquer de foguete. Este destroço mede 30 metros de comprimento por 5,5 de largura, e pesa mais de 21 toneladas.
Quando ele vai cair e em qual local? Ainda não se sabe exatamente. Embora, as estimativas e cálculos de cientistas acreditam que isso deverá ocorrer entre sábado e domingo. E quanto ao local, igualmente imprevisível. A inclinação orbital deste destroço é de 41,5graus. O que significa que pode ser qualquer ponto entre um pouco mais ao norte da latitude de Nova York e o sul do Chile. Ou seja, quase toda área mais habitada da Terra. O ponto exato de reentrada, só poucas horas antes poderá ser determinado.
Já o site de geolocalização espacial Aerospace, afirma que o mais provável que este impacto se dê no Oeste dos Estados Unidos na madrugada de sábado (08) para domingo (09).
Se você estiver lendo este post e ele ainda não reentro na atmosfera, será possível acompanhá-lo pelo seguinte link: https://www.n2yo.com/?s=48275&live=1
Foguete Chinês Long March 5b
O destroço que deverá adentrar na atmosfera terrestre faz parte do Foguete Chinês Long March 5b. Este com mais de 30 metros de comprimento , 5 de largura e 187 toneladas.
Este foguete decolou da ilha de Hainan no sul da China no último dia 29 de abril. A bordo, o primeiro módulo da futura estação espacial Chinesa Tiangong. Este primeiro módulo com 22,5 toneladas será o alojamento para até três tripulantes.
Acontece que, inesperadamente durante o lançamento o primeiro estágio do Foguete Chinês também acabou atingindo a velocidade orbital. O que não é comum. E em vez de cair acabou entrando em uma órbita elíptica ao redor do planeta. E por consequência, acabará arrastrado para essa reentrada descontrolada nos próximos dias, ou horas.
Em condições normais, o primeiro estágio de um foguete como este, bem como seus motores, não são projetados para alcançar a órbita. Em outras palavras, são planejados para que caiam ainda durante o lançamento em uma área segura previamente planejada. Geralmente no oceano.
>> NASA e SpaceX: Crew-1 e as viagens à ISS <<
Mais detalhes sobre o Foguete Chinês
Reentry Type |
Rocket Body
|
---|---|
Int’l Designation | 2021-035B |
NORAD Number |
48275
|
Launched | 29 April 2021 @ 03:23 UTC |
Mission | Tianhe |
Fonte: https://aerospace.org/reentries/cz-5b-rocket-body-id-48275
Entrada Controlada x Descontrolada
Este destroço, segundo especialistas, é o sexto maior lixo espacial a reentrarem.
Outros objetos de tamanhos comparáveis que reentraram inclui as primeiras estações espaciais – como Mir, Skylab, Salyut 6 e 7 – e o segundo estágio Saturn V que lançou o Skylab. Contudo, estes representaram uma mistura de reentradas controladas e não controladas.
Agora, o que é uma entrada controlada?
Satélites inativos, por exemplo, usam o restante de seu combustível e seus motores para forçar uma órbita mais baixa. O fazem assim de forma controlada de modo a escolher uma trajetória cujos destroços atinjam a terra em regiões despovoadas. Assim, seus detritos não irão ferir ninguém. Nem destruir nada.
Muitos operadores de foguetes planejam sua saída de órbita e reentrada controlada. Mas o que parece, o foguete Chinês não foi projetado desta forma.
Qual risco o Foguete Chinês Long March 5b representa?
Como regra, em uma reentrada de um grande objeto que esteja em órbita, em torno de 20 – 40% acaba atingindo o solo. Mas, isso depende muito dos componentes e também do design do objeto. Tanques pequenos e médios geralmente sobrevivem praticamente intactos. Objetos mais pesados, muitas vezes acabam se desintegrando na reentrada. Similarmente aos pequenos tanques, materiais isolantes por serem leves, também pouco se desintegram.
Mesmo alguns objetos chegando praticamente inteiros em solo, a probabilidade de algum deles atingir uma construção e uma pessoa é praticamente irrisório. Uma vez que 3/4 do nosso planeta é coberto por oceanos, 75% de chance de cair no mar. Além do que, muitas partes das massas de terra são desabitadas. Como desertos, florestas, montanhas e campos.
Em regra, é muito mais fácil uma pessoa ganhar sozinho várias vezes na loteria do que ter sua casa atingida. Pois estima-se que o risco de ser atingido por um parafuso espacial, seja menor do que um em um trilhão.
Embora muito raro, isso por vezes acontece. Um exemplo foi em Ponta Grossa – PR, onde uma famílias interrompeu seu almoço com um estrondo em seu telhado em outubro de 2019. (https://d.arede.info/ponta-grossa/300736/lixo-espacial-atinge-telhado-de-casa-em-bairro-de-pg)
Leia Mais:
https://aerospace.org/article/long-march-5b-rocket-debris
{{CODE_G1}}
{{CODE_ESP}}
{{CODE_G3}}
{{CODE4}}
2 Comments
[…] >> Foguete Chinês fora de controle atingirá a terra << […]
[…] >> Foguete Chinês fora de controle atingirá a terra << […]