#35 – Negacionista ou irresponsável?
13 de abril de 2021Códigos secretos da NETFLIX
16 de abril de 2021No ano que a plataforma Google Earth completa 16 anos, ganha uma nova e grande atualização. É que neste último dia 15 de Abril foi liberada tanto para ser acessada por computador, quanto por telefones Androids, a função “timelapse“. Com ela, é possível acompanhar as mudanças do planeja nos últimos 37 anos.
Com mais de 24 milhões de fotos de satélite desde 1984 até 2020 conseguidas em colaboração com a NASA, Agência Espacial Europeia, Comissão Europeia e o United States Geological Survey. Duas milhões de horas de processamento para encaixar mais de 20 petabytes de dados em um único mosaico de 4,4 terapixels. O timelapse do Google Earth passa a ser o maior vídeo do planeta terra. Pois equivale a 530 mil vídeos em resolução 4K.
Geleiras que desapareceram. Expansão de bairros e cidades. Desmatamentos. São apenas algumas das muitas descobertas que podem ser feitas utilizando a ferramenta. Uma ferramenta perfeita para suas aulas de geografia, história, economia, estudos ambientais. Ou só para passa tempo mesmo.
Google Earth – Como usar o timelapse
Pelo navegador no computador, abra o link https://earth.google.com/web/ e acesso o ícone “Viajante” no lado esquerdo da tela.
E na sequência, navegue pelas setas até a tela “Timelapse”.
A ferramenta já irá abrir na sequência uma aba com algumas sugestões de Tours predefinidos. Mas, também é possível escolher uma região específica utilizando a barra de pesquisa no menu lateral.
Agora é pesquisar e utilizar a ferramenta, tanto em sala de aula com seus alunos quanto em casa. Boas pesquisas.
Google Earth – Tutorial
Preparei um breve tutorial de como utilizar a ferramenta. Está lá no Youtube em: https://youtu.be/YOYttD31Fpw
Texto publicado originalmente no Portal Notisul em www.notisul.com.br
{{CODE_G1}}
{{CODE1}}
{{CODE_ESP}}
{{CODE_G2}}