Fonte: Prefeitura de Tubarão-SC
Neste dia 27 de Maio de 2020 a cidade de Tubarão completa 150 anos. Portanto, uma longa história de progresso e de desenvolvimento regional. Assim, dedico a coluna desta semana para homenagear e parabenizar nossa Cidade Azul.
A saber, Tubarão é uma cidade localizada no Sul de Santa Catarina, com uma área de 301,755 km² e uma população estimada pelo IBGE em 105.686 moradores. Quanto ao nome da cidade, está relacionado ao Rio Tubarão, e não ao peixe homônimo. Já a origem do nome do Rio vem do tupi-guarani quer dize “Tubá-Nharô”, ou “pai feroz”. Há também outra “versão” que relaciona o nome a um cacique influente que habitava a região em tempos longínquos. Seja qual for a versão original, a verdade é que o “peixe” é o mascote de um dos times de futebol e não do município.
A seguir, é possível observar a mudança na pirâmide etária da população e também a evolução do IDHM (Índice de desenvolvimento humano municipal) nas últimas décadas.
Fonte: IBGE https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/tubarao/panorama
Fonte: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/tubarao.html
Tubarão, os 150 anos é da sua emancipação do município de Laguna, mas a história vai muito além. Tudo começa com a fundação de Laguna em 1676. Acredita-se que já por volta de 1721 alguns colonos subiram o rio Tubarão em busca de terras melhores e mais produtivas, visto a aridez do solo de Laguna. Eles acabaram por estabelecer-se onde hoje é a Madre, Morrinhos, Passo do Gado e Congonhas (segundo IBGE).
Já por volta de 1773 com o fechamento da barra da lagoa dos Patos (RS) pela esquadra Espanhola, Tubarão acabou tornando-se uma nova rota para ligar Lages à Laguna, usando o Rio como “caminho”. Logo depois, em 1774 tem-se o efetivo início da povoação. Por consequência, em 07.05.1836 era criada a Freguesia de Tubarão pela Lei provincial nº32, sob invocação de Nossa Senhora da Piedade. A emancipação de Laguna ocorreu em no dia 27 de Maio de 1870 pela Lei Provincial nº 635. Ou seja, há 150 anos.
Nos anos seguintes, além de receber a imigrantes de várias etnias, também ocorre a fundação da Cia Inglesa The Donna Thereza Cristina Railway Co Ld e construção da Ferrovia Tereza Cristina. Nesse ínterim, a Cidade Azul já abrigou grandes companhias como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que ficou em atividade até 1990. Também já teve um aeroporto. E em 1957 era fundado o atual Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda , na ocasião denominada de Sotelca (Sociedade Termelétrica de Capivari).
Vista geral da Cidade de Tubarão-SC em 1953. Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/SC22883.jpg
Sobretudo nestes 150 anos Tubarão teve que aprender a se reconstruir e superar diversos obstáculos. Talvez o mais marcantes de todos e ainda vivo na memória de muitos foi a enchente de 1974. Os estragos foram incalculáveis. Sem contar, com as centenas de vítimas. Da mesma forma, anos mais tarde teve que lidar com o fechamento de grande espresas, como a CSN, e também, com o atraso na entrega da duplicação da BR101 Sul.
Mesmo com todos os tipos de adversidade, a população sempre conseguiu superar e fazer desta terra um excelente lugar para viver. Tubarão está entre as cidades mais seguras para se viver (https://notisul.com.br/geral/tubarao-jaragua-do-sul-e-brusque-estao-entre-as-20-cidades-menos-violentas-do-pais/) e também a mais hospitaleira do Brasil, segundo o Airbnb (https://notisul.com.br/geral/tubarao-e-considerada-a-cidade-mais-hospitaleira-do-brasil/).
Como o próprio Hino de Tubarão anuncia: “[…] Para frente sigamos unidos / Para a glória do grande país […]”. Assim vejo a cidade de Tubarão para os próximos 150 anos. E motivos para acreditar nisso há de sobra.
No que tange a educação, segundo o IBGE a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade é de 98,8%. Sendo que em 2018 registraram-se 12.001 matrículas no ensino fundamental (41 escolas) e 3.826 matrículas no ensino médio (13 escolas).
Da mesma forma, na modalidade de educação profissional (Cursos Técnicos),a cidade também é referencia regional. São ofertadas vagas para cursos em diversas áreas do conhecimento (tecnologia, mecânica, gestão, saúde, etc.). Destaque para as escolas do SENAI, SENAC, IFSC e Cedup. Além disso, a cidade também conta uma Universidade que é destaque nacional e internacional, a UNISUL.
Além das escolas regulares, sejam elas privadas ou públicas, há também um grande movimento do município na formação de novos talentos. Uma ação neste sentido é o Programa Geração 2050 , no qual jovens do 9º ano tem a possibilidade de fazer um curso de Qualificação na área de programação, sem dúvida uma das áreas mais promissoras.
Igualmente na área da Inovação também são inúmeras ações que visam ampliar a densidade tecnológica na cidade. Centro de inovação. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Eventos com o iSummit. Enfim, estes são apenas alguns dos exemplos exitosos que poderíamos citar.
Aliás, outra área de referência que também deve ser citada é a de Saúde. Seja ela pública (SUS) ou privada. Como resultado, muitas especialidades são ofertadas para a população não só da Cidade Azul, mas também de toda região.
Portanto, reforço o quanto devemos valorizar e apoiar as ações que visam elevar ainda mais a qualidade de vida em nossa cidade. Similarmente, prestigiar os eventos locais, apoiar a vinda de novas indústrias, conhecer os museus e sua história.
A saber, uma cidade se faz de pessoas. Portanto, Tubarão 150 anos é o fruto das pessoas que vieram antes de nós. Ao passo que Tubarão mais 150 anos, será fruto das nossas ações e das pessoas que virão depois de nós.
Sejamos nós o reflexo da cidade que queremos ter!
Tubarão – Panorama por IBGE
MONOGRAFIA – n.º 364 de 1967 – por IBGE
https://static.fecam.net.br/uploads/681/arquivos/34143_Historia_da_Cidade.pdf
História da cidade – por Prefeitura Municipal
MEMÓRIAS DA ENCHENTE DE 1974 E PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM TUBARÃO (SC)