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9 de maio de 2019Aprendizagem Ativa – uma “skill” necessária
23 de maio de 2019Sobram desempregados, sobram vagas! Este foi o tema que abordamos na última semana, onde também discorremos sobre um “oceano azul” de oportunidades em novas carreiras que estão sendo criadas com o advento de novas tecnologias, além do aprimoramento das já existentes. Isso exige de todos os trabalhadores, mas em especial dos jovens e também das crianças que ainda nem ingressaram na escola, o desenvolvimento de novas competências pessoais e profissionais para garantirem sua empregabilidade, além é claro, de ter o mantra de “aprender sempre” como uma regra de vida.
Não bastasse a necessidade de estar sempre atualizado e em constante adaptação às mudanças no mercado de trabalho, ainda se depararão com uma realidade de eliminação da grande parte das carreiras atuais e criação de muitas outras. Um documento de 2016 do Fórum Econômico Mundial, intitulado como “Futuro das Profissões” (The Future of Jobs 2016 – World Economic Forum), já no início do capítulo 1 apresenta uma estimativa de que 65% das crianças que estão entrando agora na escola, irão trabalhar em atividades completamente novas e que ainda não existem.
Tenho certeza que tanto nossos jovens, mas principalmente os Pais de crianças pequenas neste momento devem ter tido um “arrepio na coluna” e um misto de dúvida com desespero. Como se preparar para profissões que nem existem ainda? Ou pior, aprender o que? Fazer qual curso? Estas são apenas algumas das dúvidas que muitos devem ter no momento.
As dúvidas são grandes mesmo, e o futuro um tanto quanto incerto, podendo ser trágico para os que se acomodarem e deixarem de ser “aprendedores constantes”, e gloriosa para os que encontrarem o caminho. Por sorte, o próprio Fórum Econômico Mundial em um outro documento que atualiza o primeiro, intitulado de “The Future of Jobs Report 2018”, apresenta uma comparação com as dez (10) principais competências que são tendências para 2022, e as dez (10) que entrarão em declínio.
As 10 principais competências para 2022 são:
- Pensamento analítico e inovação
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
- Criatividade, originalidade e iniciativa
- Design e programação de tecnologia
- Pensamento e análise crítica
- Solução de problemas complexos
- Liderança e influência social
- Inteligência emocional
- Raciocínio, resolução de problemas e ideação
- Análise e avaliação de sistemas
Já as 10 competências em baixa no mesmo ano serão:
- Habilidades manuais, resistência e precisão
- Capacidade de memorização, habilidades verbais, auditivas e visuais
- Gestão de recursos financeiros e materiais
- Instalação e manutenção de tecnologia
- Leitura, escrita, matemática e escrita ativa
- Gestão de pessoal
- Controle de qualidade e conscientização de segurança
- Coordenação e gerenciamento de tempo
- Habilidades visuais, auditivas e de fala
- Uso, monitoramento e controle de tecnologia
Estas competências foram retiradas diretamente do documento “Future of Jobs Survey 2018, World Economic Forum”, e se você for agora na internet “googlar” pelas 10 competências do profissional do futuro, certamente irá se deparar com inúmeros sites que as relacionam, e por vezes, encontrará uma relação ligeiramente diferente destas. Por que isso acontece? Pelo fato de que é um documento em constante evolução e revisão, e dependendo do ano que foi publicado a texto em questão poderá ter tido base diferentes.
Só conhecer quais serão as competências em alta daqui a 4 anos pode ajudar, mas nem tanto, o mais importante é saber o que elas significam e como se preparar para tal. E como o tema é muito extenso, irei explorá-lo mais nas próximas semanas e o revisitarei sempre que tiver oportunidade.
Para finalizar, uma provocação. Para os que me acompanham desde o início lembram do título da primeira coluna? Ela se chamava “Você é um aprendedor?”, e não por acaso, pois como o próprio World Economic Forum visualiza, a “Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem” será uma competência em alta nos próximos anos.
E você que está matriculado e vai todos os dias para aula, se considera um “aluno” ou um “estudante”?
Tem diferença Siiiiiimmmm! Aluno frequenta a escola, faz atividades e geralmente estuda, mas o estudante vai muito além, pois se preocupa em realmente aprender e aproveita para se preparar para os desafios da sua futura vida profissional.
Como tarefa de casa para nossos Pais, Estudantes e Educadores, tentem avaliar o grau de maturidade de vocês em cada uma destas competências.
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